Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Músicas clássicas que marcaram a trilha sonora de filmes

filme-música-beethoven-concerto

Você já imaginou assistir algum filme apenas com a voz dos personagens, sem nenhuma música de fundo? Seria muito estranho, não é mesmo?

É fato que a importância da presença das músicas em filmes é extremamente grande, fazendo aquela diferença no desenrolar da trama e nas produções cinematográficas como um todo.

Ela é capaz de trazer mais intensidade para as cenas, ocasionar emoções e sentimentos e despertar memórias nos espectadores, contribuindo com o processo de identificação com os personagens, acontecimentos e com o filme de maneira geral.

Sendo assim, desde o surgimento do cinema e da implantação dos sons e das músicas nos roteiros dos filmes, muitas delas marcaram de forma muito intensa a trilha sonora das produções.

Sendo assim, separamos agora algumas das músicas clássicas mais conhecidas de trilha sonora nos cinemas, que fizeram um equilíbrio perfeito com as imagens dos filmes.

Boa leitura!

Allegretto da Sinfonia n.º 7 (Beethoven)

Presente de forma intensa no filme francês “Irreversible” de 2002, com grande dose de violência, escrito por Gaspar Noé, do gênero drama, a sétima sinfonia de Beethoven teve sua estreia na cidade de Viena no ano de 1813 e é de grande importância para a história da Áustria.

Sinfonia n.º 9 (Beethoven)

A nona sinfonia de Beethoven, composta em 1824, ocupou um papel fundamental no filme policial “Laranja Mecânica”, de 1971, dirigido por Stanley Kubrick, que teve como base o romance de Anthony Burgess. Esta obra de Beethoven ocupou o papel central e fez parte do filme nas várias cenas violentas.

Concerto para piano n. º 2 (Rachmaninov)

Esta obra do ano de 1901 fez parte do filme estadunidense “O Pecado Mora ao Lado”, escrito por Billy Wilder, em 1955. Sua participação na comédia romântica aconteceu de forma diferenciada, pois além dos expectadores, os personagens também ouvem o concerto, fazendo com que ela faça esteja diretamente envolvida nos acontecimentos.

Concerto para piano n. º 2 (Rachmaninov)

O filme sueco de gênero drama romântico-biográfico, Elvira Madigan, do ano de 1967, de Bo Widerberg, contou com a participação de um dos concertos mais conhecidos de Mozart, o Concerto para piano n.º 21.

Adagio para cordas (Barber)

Esta música, que foi composta em 1936, teve origem no II Quarteto de Cordas e recebeu também uma versão orquestral. No filme Platoon, de 1986, Oliver Stone a utilizou para fazer parte dos intensos momentos da sua obra de drama e guerra.

A arte como ferramenta de integração

Considerando a importância da música no mundo artístico e na vida das pessoas, a atuação da Sociedade Artística Brasileira se destaca. A empresa desenvolve inúmeras atividades em projetos no atendimento às comunidades na região de Belo Horizonte e Betim.

Com o objetivo de promover a inclusão de jovens carentes e suas famílias, a instituição mantém alguns projetos em funcionamento, tais como Orquestra Sinfônica de Betim, a Oficina Musical de Betim, o Coro e Orquestra de Câmara Lobo de Mesquita e Corais Adultos e Infantis, entre outras atividades.

Entre em contato e conheça todos os nosso trabalho.

Filmes para apaixonados por música


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!