Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Filmes brasileiros que você precisa conhecer

filme-filmes-brasileiro

O cinema brasileiro é altamente reconhecido internacionalmente e, ao contrário do que muitos acreditam, conta com uma grande variedade de gêneros e aborda questões importantes sobre a nossa sociedade e realidade ao longo da história.

Com muitas opções e uma ampla gama de obras premiadas, listamos nesse artigo os filmes brasileiros que você precisa conhecer e assistir o quanto antes:

1. Aquarius

Dirigido por Kleber Mendonça Filho, Aquarius é um dos filmes brasileiros mais reconhecidos dos últimos anos.

O longa acompanha a luta de Clara (Sônia Braga), jornalista, crítica musical, viúva e última moradora do edifício Aquarius, para resistir às investidas de uma grande construtora que pretende demolir o prédio e construir outro no lugar.

O filme, que se passa no Recife, teve sua primeira exibição mundial no Festival de Cannes, e foi indicado à Palma de Ouro, assim como a diversos outros prêmios internacionais.

2. Que horas ela volta?

Em “Que Horas Ela Volta?”, da diretora Anna Muylaert, Regina Cazé interpreta a protagonista Val, mulher nordestina que migrou para o Sudeste na esperança de oferecer um futuro melhor à filha Jéssica.

Na trama, Jéssica precisa se hospedar na casa dos patrões da mãe enquanto se prepara para o vestibular, fato que abala a até então harmoniosa relação entre Val e a família para quem trabalha há anos, evidenciando as diferenças sociais e o conflito de classes tão comuns no Brasil.

Aclamado pelo público e pela crítica, o filme conquistou prêmios internacionais em Berlim e Sundance.

3. 5x Favela – Agora por nós mesmos

Produzido por Carlos Diegues e Renato Almeida Magalhães, 5x Favela foi dirigido e criado por jovens de diversas comunidades do Rio de Janeiro e conta com cinco episódios que retratam a realidade das favelas e levantam debates sobre ética, educação, tolerância, solidariedade, amizade, amor e família, sem deixar de lado a violência e dificuldades corriqueiras da vida na periferia.

4. O ano em que meus pais saíram de férias

Roteirizado e dirigido por Cao Hamburger, o longa conta a história de Mauro, um garoto de 12 anos, apaixonado por futebol que, durante a copa de 1970, vê sua vida mudar completamente no momento em que seus pais precisam deixar o país para escapar da repressão militar.

Sem saber da verdade, Mauro acredita que seus pais saíram de férias, e passa a viver com seu vizinho Shlomo, um velho e solitário judeu.

O Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias foi indicado ao prêmio Urso de Ouro em Berlim.

5. Lisbela e o prisioneiro

Com direção de Guel Arraes (O Auto da Compadecida), o filme de estilo teatral, ideal para quem curte romances, é uma adaptação da peça de Osman Lins, e conta a história de amor de Leléu (Selton Mello), um malandro conquistador, e Lisbela (Débora Falabella), uma mocinha apaixonada que sonha viver um romance como os dos filmes de Hollywood.

O encontro dos protagonistas gera uma grande reviravolta na vida dos dois, assim como na dos demais personagens da trama, levando a desfechos surpreendentes.

6. Central do Brasil

Um clássico entre os filmes brasileiros, Central do Brasil rendeu a Fernanda Montenegro uma indicação ao Oscar de melhor atriz, foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e venceu o Urso de Ouro de Berlim.

No drama dirigido por Walter Salles, um triste acidente une a ex-professora Dora (Fernanda Montenegro) e o menino Josué (Vinícius Oliveira) que acabam em uma viagem emocionante pelo interior do Nordeste que mudará para sempre a forma como os dois veem a vida.

7. O que é isso, companheiro?

Os amantes de história e de tramas baseadas em fatos reais não podem deixar de assistir “O Que é Isso, Companheiro?” do diretor Bruno Barreto, que conta, de forma ficcional, os bastidores do sequestro do embaixador dos Estados Unidos por militantes contrários à Ditadura Militar.

Com nomes como Pedro Cardoso, Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães no elenco, o longa foi indicado ao Urso de Ouro, e ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1997.

Filmes para apaixonados por música


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!