Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Atravessando gerações: Conheça a história da flauta

flauta

A flauta é um instrumento pertencente à família das madeiras. Sendo um instrumento musical de sopro, possui estética produzida com vários tipos de madeira, ela possui um formato de tubo com alguns buracos em sua estrutura. Ela funciona quando o vento produzido no sopro atravessa seu tubo e vibra com a passagem do ar através dos pequenos furos que ela possui.

A flauta e o ar

Por ser um instrumento cuja força é gerada por meio do sopro, o som produzido é gerado através de colunas de ar. Existem ondas que se propagam mediante a pressão envolvida no ar. Para se obter sons mais agudos, por exemplo, é necessário aumentar a potência de ar que entra dentro do tubo, pois quanto menor o comprimento do ar maior a frequência.
Por isso, se faz necessário tapar os buracos com os dedos, para se obter o som bem mais grave, basta deixar os buracos abertos, assim o ar dentro do tubo não vai percorrer todo o caminho e vai sair através das primeiras entradas.
Sua história remete ao período da idade da Pedra Polida, onde o homem usava objetos com formatos de tubo para produzir sons semelhantes ao canto dos pássaros. As primeiras flautas se assemelhavam a apitos, no qual foram evoluindo, ganhando tamanho e furos adicionais que modificavam o som. A flauta deu origem a outros instrumentos bastante conhecidos hoje como o Oboé, o fagote, a flauta doce, flauta transversal, entre outros.

Tipos de flauta

Existem vários tipos de flautas desenvolvidos com o passar do tempo, citamos aqui:
Flauta doce: Produz um som melodioso e confortante, produzida através da madeira e bisel. Possui alguns tipos de afinações como o:
• Soprano: Produz sons agudos;
• Sopranino: Produz sons ainda mais agudos;
• Tenor: Sons médios e graves;
• Baixo: Sons graves e gravíssimos;
• Contra-baixo: Sons gravíssimos.

Flauta transversal

Produzida com metal, a flauta transversal é muito usada em orquestras. Também possui alguns tipos que diferem pelas características que apresentam como o Piccolo, flauta baixo, flauta alto e outros modelos. A flauta vertical difere da transversal por ser soprada pela parte superior.

Pífaro

Conhecido por Pife, esse modelo de flauta é mais comumente usado em bandas militares.

Estrutura da flauta

A flauta possui em sua estrutura uma cabeça ou bocal, local onde é produzido o ar que causa o som na flauta. Apoiamos a boca nesse item e sopramos. Possui o corpo, onde ficam localizados os furos que provocam a melodia na flauta, são os buracos que apertamos para que a melodia seja composta. E por fim, temos o pé, local onde ficam localizados os buracos que produzem as notas mais graves.
Os músicos que possuem a flauta em seu repertório de instrumentos sabem que para um bom som, é necessária uma postura de acordo. A coluna é interessante manter sempre reta, para que não ocorram lesões, nem a sonoridade fique prejudicada. Os braços devem se manter um pouco afastados do tórax e da cabeça. A cabeça deve estar bem leve, os ombros e antebraços estruturados de maneira “solta” e tranquila e, de preferência, na posição sentado.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!