Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

10 grandes compositores da música clássica

compositor-obras-sinfonia

10 Grandes Compositores da Música Clássica

Muito além da influência sobre a música moderna, a música clássica é uma forma de arte atemporal.

Dentre muitos compositores, um pequeno grupo realmente conseguiu, de fato, revolucionar o ofício em sua época, inspirando diversas gerações ao longo dos anos.

Na lista a seguir, dez grandes compositores da música clássica, levando em consideração o impacto e a revolução que cada um desses artistas tiveram sobre a linguagem musical.

1. Johann Sebastian Bach (1685-1750)

Bach tinha o dom de improvisar composições de fuga durante horas e conseguia memorizá-las mais tarde. Versátil em diferentes gêneros, o compositor alemão do período Barroco conseguia aperfeiçoar magistralmente a música que já existia na época. Sua obra “Missa em Si Menor” é considerada a maior composição musical da história. Algumas de suas principais obras são: “Concertos de Brandenburgo”, “A arte da fuga”, “Cravo bem temperado”, “Suítes inglesas” e “Suítes francesas”.

2. Ludwing Van Beethowen (1770-1827)

Embora tenha se inspirado fortemente em compositores como Mozart, Beethowen se tornou um dos maiores da história, por suas contribuições únicas. Ademais, o alemão do período Classicista foi perdendo sua audição ao longo de três décadas e, mesmo após ficar completamente surdo, ainda executava e compunha perfeitamente por ter uma memória extraordinária sobre as notas. Algumas de suas principais obras são: “Para Elisa”, “Quinta Sinfonia”, “Primavera”, “Sinfonia nº 9” e “Sonata para piano nº 14”.

3. Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)

Mozart é um verdadeiro gênio do período do Classicismo. Suas composições com riquíssimas melodias e sua qualidade lírica são inigualáveis. O austríaco é considerado o compositor que elevou a música clássica à perfeição. Tinha um dom de compor uma melodia em uma única vez, sem necessidade de correções. Algumas de suas principais obras são: “Serenata nº 13”, “A flauta mágica”, “Réquiem”, “As bodas de Fígaro” e “Sinfonia nº 40”.

4. Frederic Chopin (1810-1849)

Embora tenha feito grande esforço com a orquestra, o trabaho de Chopin com o piano o tornou um dos melhores compositores de toda a história. Com um domínio melódico fora do comum, o polonês do período Romântico teve inesquecíveis obras, como: “Marcha Fúnebre”, “Estudos”, “Polonaise Militar” e “Noturno”.

5. Richard Wagner (1813-1883)

Grande nome da era do Romantismo, Wagner foi tão revolucionário, que seus métodos utilizados para compor uma ópera são utilizados até os dias de hoje. O compositor alemão é considerado pelos cineastas como um dos melhores de todos os tempos, pois seu estilo ajudou a melhorar a essência dramática. Algumas de suas principais obras são: “A proibição de amar”, “Lohengrin, Riezi”, “Tristão e Isolda”, “O holandês errante” e “Os maestros cantores de Nuremberg”.

6. Antonio Vivaldi (1678 – 1741)

O músico italiano de estilo Barroco, também conhecido como “il Prete Rosso”, por ser um padre católico de cabelos ruivos, compôs 770 obras, sendo 477 concertos e 46 óperas. Suas principais obras são: “As quatro estações” e “Ercole su’l Termodonte”.

7. Franz Schubert (1797-1828)

Schubert escreveu mais de 600 canções ao longo de sua vida. Em números, é o maior compositor de todos os tempos. O austríaco que viveu entre o período do fim do Classicismo e início do Romantismo foi um dos artistas mais executados do século XIX. Algumas de suas principais obras são: “Sinfonia nº 1”, “Sinfonia nº 2”, “Missa em lá bemol” e “Sonata para piano em s”.

8. Johannes Brahms (1833-1897)

Brahms amava a forma da música. Dos dois concertos de piano que escreveu, o segundo é considerado o mais monumental de toda a história da música. Entre as principais obras do compositor alemão estão: “Sinfonia nº 1”, “Sinfonia nº 3”, “Sinfonia nº 4” e “Abertura trágica”.

Johann Strauss II (1825 – 1899)

Grande nome da era do Romantismo, o compositor austríaco possui uma das mais famosas e icônicas obras da história: “Danúbio Azul”. Outras de suas incríveis composições são: “Contos dos bosques de Viena”, “O barão cigano” e “O morcego”.

Piotr Ilich Tchaikovsky (1840 – 1893)

Tchaikovsky é outro dos grandes nomes do período do Romanstismo. O compositor russo compôs algumas das mais importantes obras da história, como “O lago dos cisnes”, “O quebra nozes”, “A bela adormecida” e “Dama de espadas e Iolanda”.

Recomendações de músicas clássicas para principiantes


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!