Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Grandes violinistas que você precisa conhecer

violinista-conhecer

Beethoven e Mozart certamente já passaram na sua vida de alguma maneira. Seja com a música ou a mera menção ao nome dos dois compositores. Afinal, eles são icônicos e essenciais para compreender a história da música como um todo.

Quando vamos para instrumentos musicais mais específicos, as nossas pesquisas vão se tornando cada vez mais restritas, afinal, mesmo que um artista seja excelente naquilo que faz, é necessário mais do que um único instrumento para compor uma orquestra.

Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo sobre os 4 grandes violinistas que você precisa conhecer se quiser se tornar um mestre nesse instrumento que traz drama, velocidade e surpresa em qualquer composição. Confira!

George Bridgetower

A história desse personagem é controversa, afinal, é tido como o violinista que inspirou Beethoven, mas que teve a sua história apagada por conta da cor da pele.

O pai de George acredita-se ser descendente de um príncipe africano, mas que foi adotado por um capitão holandês que passava na sua terra natal. A família então foi levada para Barbados, onde curiosamente a capital é Bridgetown.

Quando George nasceu, a família mudou-se para a Áustria, o pai passou a ser conhecido como “o mouro”, e ele, “o filho do mouro”. Então adolescente, começou a se apresentar por volta de 1786 nos palcos europeus, inspirando uma sucessão de compositores que viriam após ele.

Cecília Guida

Cecília Guida é uma violinista argentina que se formou aos 14 anos no Conservatório de Música de Córdoba, entrando para a Camerata Bariloche, iniciando uma turnê que a levaria por toda a América e Europa, o segundo, onde morou por mais de uma década.

Em turnê, passando pelo Brasil, Cecília ficou encantada com o país e decidiu naturalizar-se brasileira para ficar aqui, onde hoje leciona na Escola Municipal de São Paulo. Hoje, como sempre, ela se apresenta como solista, tendo sido convidada a compor o catálogo Ofícios Culturais Brasileiros com outras 49 seletas personalidades.

Antonio Lucio Vivaldi

Il Prete Rosso”, como é conhecido, Vivaldi compôs mais de 770 obras ao longo de toda a sua vida, sendo as duas mais conhecidas “As quatro estações” e “La Stravaganza”, em 1725 e 1712, respectivamente.

O que poucas pessoas sabem é que por volta de 1703, Vivaldi se tornou padre, por isso a alcunha “Prete”. Foi na igreja que compôs grande parte das suas obras, principalmente para as mulheres que frequentavam o espaço.

Conta a lenda que ele foi excomungado por sair de uma cerimônia no meio para anotar uma canção que compôs na sua cabeça.

Paganini

No hall de histórias curiosas com violinistas que você precisa conhecer, temos Niccolo Paganini. Acredita-se que aos 5 anos de idade, em 1787, a criança já estava com um violino na mão, sendo altamente estimulado pela sua família.

Conquistando uma legião de fãs por toda a Europa, tornou-se símbolo de qualidade sonora com músicas altamente energizantes, mas de pouca expressão sentimental.

Por conta dessas características, circulou o boato de que ele teria feito um pacto com o diabo para fazer sucesso, o que impediu de ser enterrado em um cemitério de pessoas religiosas.

Música clássica com violino


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!