Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Conheça a influência da guerra na música

guerra-história-conflito-artística

Ao longo de toda a história mundial, a música, muito mais do que uma manifestação artística e cultural, é vista como uma forte forma de resistência.

São inúmeras as canções que marcaram época simplesmente por causa de sua capacidade em questionar o que há de errado com o mundo e levantar debates. E, assim, como a música interfere diretamente na história, a história também tem sua influência na música, em suas letras e melodias.

A seguir, descubra a influência da guerra na música:

A música reflete a guerra

Períodos de grandes conflitos políticos e sociais influenciam, de várias formas, as criações culturais e artísticas, tanto nos países envolvidos, quanto naqueles que assistem, afastados, o terror da guerra.

A guerra é algo repudiado pela maioria da população em todo o mundo, por ser vista – o que realmente é – como um pretexto para a ganância e a agressividade que visam apenas o interesse de grandes nações, enquanto os direitos humanos são esquecidos e sofrem ataques de profunda gravidade.

Assim, a guerra, que afeta de forma direta e indiretamente todas as pessoas de forma global, se torna algo presente em diversas formas de expressões artísticas, incluindo a música, geralmente, compostas por artistas que tiveram ou têm ligações com períodos e locais de conflito.

Na guerra, a música conta histórias e relatos daqueles que vivenciaram as mais diversas experiências. Como os maiores exemplos, temos as criações advindas dos anos que compreendem as duas Grandes Guerras Mundiais, quando, o que era vivido nos campos de batalha foi fortemente inserido nas letras e composições da época.

Otimismo em tempos obscuros

Enquanto, em épocas de guerra, muitas das composições falam da calamidade e tristeza que abraçam o mundo em meio ao conflito, por outro lado, muitos artistas e a própria mídia se esforçam para expor canções que falem de amor, paz e prosperidade, oferecendo às pessoas, mesmo que de forma singela, esperança e otimismo.

É comprovado que, em tempos de grandes conflitos históricos, a música fez com que muitas pessoas se sentissem mais seguras e acolhidas. Nesses períodos, muitas canções foram consagradas por sua capacidade de preservar o sentimento de humanidade, provando que a música, assim como outras formas de arte, são capazes de promover a paz, ainda que de forma subjetiva.

Música e resistência

Não apenas durante grandes guerras, mas em momentos de grandes conflitos políticos como a Guerra Fria e a Ditadura Militar no Brasil, a música tornou- se uma importante forma de demonstrar a insatisfação coletiva da população com o problema, apontando seus posicionamentos de descontentamento e resistência.

Além disso, é importante lembrar que, a produção artística é fortemente atingida em períodos de guerra, uma vez que, os locais criados e desenvolvidos para produção e exposição cultural, como gravadoras, teatros e casas de show, por exemplo, permanecem fechados. Dessa forma, a produção musical, em meio aos conflitos armados é, além de tudo, uma forma de revolução. Com isso, a música deixa apenas de ser uma forma de cultura e entretenimento, para se tornar uma declaração social e política.

Quer saber mais sobre a história da música e como ele esteve presente ao longo da história? Visite o nosso site.

Educação e Transformação Social


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!