Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Georg Friedrich Händel: história e principais composições

Händel-música-opera-oratório

Considerado um dos maiores nomes da música barroca de todos os tempos, Georg Friedrich Händel nasceu em Eisenach, no dia 21 de março de 1685 e morreu Leipzig, no dia 28 de julho de 1750.

Sua obra é vastíssima e compreende mais de 600 composições, incluindo óperas, movimentos, oratórios, concertos, música de câmara, suítes e muito mais. Sua genialidade é tão grande que desde cedo já demonstrava aptidão para música, pois era considerado um virtuoso no órgão e no cravo, além de ter escrito a ópera Almira com apenas 20 anos de idade!

Quer saber mais sobre esse compositor essencial para a história da música? Fique conosco e confira mais no artigo a seguir! Acompanhe!

Biografia de Georg Friedrich Händel

Georg Friedrich Händel nasceu na Alemanha, tendo sido naturalizado inglês anos mais tarde. Händel era filho de um daqueles tipos mais famosos e antigos da Europa: o barbeiro-sangrador, espécie de médico e barbeiro.

Seu pai não concordava com a inclinação do filho para a música, mesmo Händel sendo considerado um virtuose no cravo com apenas 11 anos de idade. Apesar da desaprovação, o músico alemão seguiu seus estudos em música, porém, para agradar o pai, dividindo o tempo com o curso de Direito, no qual ingressou no ano de 1702 na prestigiada Universidade de Halle.

Em 1706, muda-se para a Itália, onde consegue apoio financeiro da nobreza e do clero para realizar turnês pelo país. Quatro anos após, muda-se novamente, desta vez para a Inglaterra. Nesse país escreve sua primeira grande obra que abre caminho para o seu estrondoso sucesso: a ópera Rinaldo.

Com o passar dos anos, Händel foi ficando cego devido a uma catarata que lhe afligia. No final da vida, o compositor estava praticamente sem visão. Sua morte ocorre poucos dias após a sua apresentação do oratório Messias, uma de suas obras mais populares.

Principais obras

Como já mencionado, a obra de Händel é extensa e seria muito difícil apresentar todas. Separamos a seguir as principais, as que mais tiveram êxito tanto de crítica quanto de público. Confira:

1. Óperas

O gênero mais explorado pelo compositor, as óperas sempre tiveram espaço de destaque em suas composições, e são elas que deram a Händel o devido reconhecimento. As principais são Agrippina (1709), Ottone e Teofano (1723), Giulio Cesare (1724), Tamerlano (1724), Rodelinda (1725), Ezio (1733), Ariodante (1735), Alcina (1735) e Berenice (1737).

2. Oratórios

Assim como a ópera, mas não na mesma intensidade, a obra de Georg Friedrich Händel está repleta de oratórios, tais como Israel no Egito (1738), Saul (1739), Messias (1741), Judas Maccabaeus (1746), Joshua (1747) e Jephtha (1751).

3. Outros gêneros

Além de óperas e oratórios, Händel dedicou seu tempo a diversos outros gêneros que vão desde a música religiosa, Chandos Anthems (1721), Coronations Anthems (1727) e Funeral Anthems (1737), até a música orquesttral, como em Fogos de Artifício (1749).

Gostou do artigo de hoje e quer saber muito mais sobre esse e diversos outros assuntos relacionados ao tema? Entre em nosso site, acesse nosso conteúdo e fique por dentro de todas as nossas atualizações.

Conheça os 6 compositores mais famosos da história da música clássica.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!