Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Entenda o que é harmonia, melodia e ritmo

harmonia-melodia-ritmo-música

Na música existem vários conceitos que são importantes entender para poder ter um conhecimento maior e obter resultados mais produtivos. Dentro disso está a harmonia, melodia e ritmo. Você sabe o que significa cada um deles?

Entenda agora mesmo o que é harmonia, melodia e ritmo e consiga fazer essa separação entre os três conceitos para não ficar com dúvidas sobre o assunto!

Entenda o que é harmonia

Dentro de uma música, a harmonia é a combinação de sons para que eles sejam reproduzidos de forma agradável e harmônica entre eles, por isso o nome dado ao conceito.

Além disso, a harmonia também é o estudo feito para obter a combinação dos sons, junto com intervalos existentes entre os sons.

Por meio da harmonia, ou seja, da mistura de sons que combinam, você consegue executar notas que expressam diversas sensações, como tristeza e felicidade.

Portanto, a harmonia vai ser formada por um conjunto de acordes que conseguem imprimir uma sonoridade que combina e agrada o compositor.

Veja o que é melodia

Além da harmonia, a melodia também é essencial em uma música, pois ela serve como uma espécie de identidade. É a melodia que vai fazer com que uma música seja cantada, pois em cima da melodia é que vai as palavras.

Com isso, a melodia e a harmonia são muito próximas e precisam uma da outra para dar sentido musical à composição. Muitas vezes, mesmo que você conheça uma canção, se apenas a harmonia for tocada você não vai conseguir identificar. Mas se acrescentar a melodia na hora vai reconhecer de qual música se trata.

Saiba o que é ritmo

Por fim, existe o ritmo, que é o que organiza o tempo em que cada som vai acontecer dentro da música. A música é algo pautado por compassos ou tempos, e quando o ritmo é definido, o que se define é a organização temporal.

Com o ritmo a música consegue ter progresso quanto à harmonia e à melodia, além dos instrumentos de percussão.

Dessa forma, é o ritmo que é responsável por ditar em que momento e em que ordem que cada som será reproduzido, e isso acontece através da marcação do tempo, também chamado de pulsos.

Assim como a harmonia consegue expressar uma série de emoções, o ritmo também tem esse poder de transmitir intenções ou sensações. Ao mudar o ritmo de uma música você consegue deixar ela mais dançante, lenta ou calma, por exemplo, o que vai interferir em como o ouvinte recepciona o conjunto todo.

Portanto, cada parte da música, tanto a harmonia, a melodia como o ritmo, possui uma importância significativa e essencial para que a música seja criada e tocada. Sem um desses elementos você não vai ter uma música pronta com todas as possiblidades que existem.

Assim, é importante entender e diferenciar esses conceitos, porque assim você consegue se aperfeiçoar e ter mais conhecimento musical, sendo algo essencial para quem deseja aprender temas de teoria musical e ter mais subsídios para a prática.

Saiba a importância da música na inclusão social.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!