Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Hino Nacional Brasileiro: curiosidades sobre o assunto

hino-nacional-brasileiro-melodia-letra

Você sabia que o Hino Nacional Brasileiro não foi criado para fins de representação da nação? E que o compositor da sua melodia faleceu sem saber a herança que deixou para o Brasil?

Pois é. Para sanar sua curiosidade e tirar todas essas dúvidas, listamos neste artigo 8 curiosidades sobre o Hino Nacional Brasileiro, que desde 1831 representa o Brasil.

Confira!

8 curiosidades sobre o Hino Nacional Brasileiro

1. Origem

O Hino Nacional, pelo menos da forma como conhecemos hoje, não foi composto para esse fim. A melodia foi criada por Francisco Manoel da Silva e a letra por Joaquim Osório Duque Estrada. No entanto, o que poucos sabem é que letra e melodia só foram “juntadas” 48 anos após a morte do compositor da melodia, que faleceu então sem saber dessa grandíssima herança deixada para sua nação.

2. Primeira execução do hino

A primeira execução do hino foi em 1831, quando D. Pedro I renunciou o trono a favor de seu filho, Pedro II. Nessa ocasião Francisco Manoel compôs a melodia do Hino, que teve primeira execução com uma letra completamente diferente da que conhecemos hoje, criada por Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva.

3. Segunda execução – coroação de Pedro II

Quando Pedro II foi coroado, 10 anos depois, a mesma melodia foi executada, mas com uma letra diferente, de autor hoje desconhecido. Depois disso ela foi executada muitas outras vezes, especialmente em solenidades militares ou civis, mas sempre sem letra, até a Proclamação da República.

4. Concurso para escolha do hino

Após a Proclamação da República, ainda em 1889 iniciou-se um concurso destinado à escolha de um hino oficial para o Brasil. Mas sabe o que é o mais curioso disso? Que o nosso hino atual simplesmente não participou do concurso.

O concurso aconteceu no Teatro Lírico, no Rio de Janeiro e a canção do compositor Leopoldo Miguéz foi a escolhida. No entanto, Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República, não gostou da vencedora e acabou escolhendo o Hino anterior para representar o Brasil.

5. Finalmente: a junção entre letra e melodia

Desde a escolha do Hino Nacional, em 1889, ele foi tocado apenas com a melodia até 1909, quando a letra escrita por Joaquim Estrada foi finalmente incorporada ao Hino que nos representa até os dias de hoje.

Muito bacana, não é mesmo?

6. Verdadeira função do Hino

O Hino tem quatro principais funções atuais. A primeira delas é exaltar e relembrar nosso passado e lutas; a segunda, simbolizar a história do país; terceira, representar nossa nação e, por fim, ser porta-voz para o restante do mundo.

7. Primeiro nome

Antes de ser conhecido como o Hino Nacional Brasileiro, o Hino já ganhou outras denominações, como Marcha Triunfal e Hino 7 de Abril (quando houve abdicação de D. Pedro I).

8. Regras para execução do Hino

Durante a execução do Hino Nacional todos devem ficar em pé, em silêncio, em atitude de respeito. Os civis devem permanecer com a cabeça descoberta e os militares, ainda, em contingência.

Gostou das curiosidades? Compartilhe!

Saiba quem foi Francisco Manoel da Silva


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!