Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Hip hop: conheça mais sobre seu surgimento

hip hop

O hip hop é mundialmente conhecido pela sua sonoridade forte e intensa, porém, se engana quem pensa que suas características param por aí. Como um dos gêneros mais populares que existem, o hip hop se tornou “mainstream”, principalmente nos últimos anos, com o aparecimento de nomes com enorme apelo popular, como Eminem, Drake, Post Malone e Jay Z.

Nascido como forma de protesto, em bairros tipicamente latinos e afro-americanos de Nova York, o hip hop se tornou rapidamente uma fonte de renda para artistas do meio, movimentando milhões de dólares e se afirmando como um dos mais importantes movimentos culturais das últimas décadas. Isso porque, além da música, o gênero tomou conta também da dança, da moda e até mesmo do cinema.

Portanto, se você é um fã, um entusiasta ou apenas um curioso em busca de aumentar o seu conhecimento musical, junte-se a nós para descobrir um pouco mais sobre a história do hip hop!

Como tudo começou

O hip hop surgiu em Nova York, mais precisamente no Bronx, em meados da década de 70. Como naquela época as discotecas e clubes não eram acessíveis para toda a população, principalmente as com menor poder aquisitivo, os jovens dos bairros mais pobres da cidade se reuniam para realizarem suas próprias festas no meio da rua, conhecidas como “block parties”.

Até então, os ritmos que comandavam os eventos eram o soul e o funk. Em pouco tempo, alguns músicos começaram a isolar a percussão das músicas e a estender suas batidas, tornando-as mais dançantes do que as originais.

Entre os precursores do gênero, um nome unanime é do DJ Kool Herc, que ajudou a alavancar o movimento, criando elementos marcantes, como a figura do MC (mestre de cerimônias), responsável por apresentar os artistas durante as festas.

Com o passar dos anos, os MCs ganharam ainda mais espaço, recitando rimas durante as batidas das músicas e dançando nos intervalos. Foi a partir desses passos, aliás, que surgiu o termo “B-boy” (break-boy), que deu início ao “breakdance”, um dos mais famosos estilos de dança de rua.

Estilos Musicais

Conheça os principais elementos do hip hop

Por ser mais que apenas um gênero musical, o hip hop possui diversos elementos que o caracterizam como movimento. De forma geral, podemos citar como principais:

– MC: o “mestre de cerimônia” é o músico responsável por conduzir e animar as festas, colocando frases e rimas na base dos instrumentos;
– DJ: é o artista responsável por criar as bases musicais do gênero;
– B-boys e B-girls: são os dançarinos que utilizam passos e acrobacias para acompanhar o ritmo das músicas. Com o passar do tempo, o estilo se tornou ainda mais criativo do que no princípio, dando início a diversos campeonatos de “breakdance” mundo afora;
– Graffiti: é conhecido como a representação artística do hip hop.

Hip hop e rap são a mesma coisa?

Embora muita gente ainda use o rap e o hip hop como sinônimos, há uma enorme diferença entre as duas coisas, ocupando cada uma o seu próprio lugar.

Como já falamos anteriormente, o hip hop é o movimento cultural que surgiu nas ruas e que é composto por diversos elementos. Já o rap, faz parte do hip hop, sendo conhecido como a combinação de rimas, poesia e ritmo. Geralmente, as letras são carregadas de críticas sociais e elementos da cultura de rua, contando um pouco do dia a dia de quem as compõem.

Então, resumidamente, podemos dizer que o hip hop é o movimento e o rap um de seus elementos musicais.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!