Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

História do Canto Coral

cantar-coro-coral-sociais

O ato de cantar está presente na história da humanidade desde sempre, não temos ideia de quando isso começou a fazer parte da nossa vida. Assim, o canto coral, se considerarmos primeiramente um grupo que entoa junto uma canção, também temos muitos anos de história.

Isso porque as festas e momentos comemorativos de maneira geral sempre tiveram a música como convidada especial. Também ganhou destaque por fatores como a liturgia da Igreja Católica, situação em que o canto erudito estava muito presente.

O que podemos caracterizar como canto coral

O canto coral como conhecemos hoje não se trata apenas de uma junção de pessoas que cantam juntas. Porém, refere-se a um grupo que utiliza em coro ou a capela, o canto para expressão musical. Com isso, temos um objetivo em comum e um espaço para tal.

Dessa forma, podemos considerar a Igreja ou o recinto de um monarca como espaços mais comuns para origem do coral. São cerimônias que transitam entre espiritualidade, comemorações, entre outros tipos de festividades que fazem referência a diversos tempos.

Surgem partituras criadas para coro

No século XII, por influência da Igreja Católica, surgem as primeiras partituras criadas pensando em coros. O coro já ocupava, nessa época, parte da celebração, tendo o seu lugar no altar, normalmente junto ao órgão e separado do restante de fiéis por pequenas grades.

É interessante entender como essas alterações aconteceram nesses ambientes, se moldando conforme necessário para suprir demandas existentes. Atualmente, o conhecimento sobre canto coral faz parte da rotina das instituições de ensino ligadas à música.

A quantidade de vozes em corais

Outro fator característico de um canto coral é a quantidade de tipos de vozes presentes, conferindo efeito de harmonia ou separação intencional. Dessa forma, temos uma primeira formação que considera vozes, mas abraçando três, sopranos, contraltos e barítonos.

Esse foi o modelo inicial para que alguns tipos de formações surgissem mais tarde. A modalidade hoje mais conhecida é a de quatro vozes. Encontramos corais em diversos espaços, instituições religiosas e não religiosas, empresas, escolas, entre outros espaços.

Há muitos grupos dedicados ao canto coral hoje

Os aspectos que andam junto ao canto coral são a experiência com a música e o fator social. Daí a presença de muitos corais em projetos sociais, a fim de trazer diversos benefícios presente na música e na atividade em grupo proporcionada por essa modalidade de canto.

Se antes apenas encontrávamos as belas apresentações em espaços dominados pelo rei ou pelas instituições religiosas, temos hoje em diversos espaços. Os coros são expressões musicais antigas, que trazem história e produzem emoções intensas em quem tem a oportunidade de assistir.

Agora você sabe a história do canto coral, essa modalidade de canto tão antiga e que atual ao mesmo tempo. Participar de um coro traz a oportunidade de desenvolver a habilidade do canto e de aprender mais sobre a música. Sem contar a sensação de privilégio que é presenciar uma apresentação.

A música é capaz de enriquecer a vivência das pessoas e o coro não é diferente disso. Não é à toa que passou por tantas transformações e mesmo assim conseguiu manter a tradição da modalidade.

Aproveite para ler mais sobre o assunto e conhecer o nosso projeto!

Benefícios da educação patrimonial para crianças e adolescentes


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!