Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Saiba como a sua empresa pode ajudar projetos culturais

empresa-ajudar-incentivos-fiscais-projetos-culturais

Você sabia que a sua empresa pode receber incentivos fiscais ao apoiar projetos culturais, como os artísticos e musicais? Essa é uma ótima iniciativa para a organização que deseja não apenas incentivar o setor, mas também destinar parte de seu recurso para o fortalecimento da diversidade cultural brasileira. Fora isso, pode ajudar também a construir uma imagem forte de si perante seus públicos estratégicos.

Para saber como a sua empresa pode ajudar projetos culturais, continue a leitura. Aqui, apresentamos não apenas a opção derivada dos incentivos fiscais, mas outra. Veja!

Doação por conta própria

Uma empresa pode ajudar projetos culturais a partir de doações de recursos para garantir que os projetos culturais sejam realizados. A doação pode ser em dinheiro ou através da doação de materiais, como computadores, instrumentos musicais etc.

Existem inúmeras instituições que são responsáveis pela execução de projetos culturais e a maioria delas pedem doações como uma forma de subsistir, ou seja, de garantir a sua sobrevivência. Doar é uma excelente maneira de contribuir para a realização de projetos culturais que podem mudar a realidade de muitos grupos sociais vulneráveis.

Recebimento de incentivos fiscais

A segunda maneira pela qual a sua empresa pode ajudar projetos culturais é participando dos programas de incentivos fiscais dos governos (federal, estadual e municipal). Basicamente, o incentivo fiscal é uma contrapartida garantida pelo governo a uma empresa que fez doação a um projeto cultural. No âmbito federal, é a Lei Rouanet que regula os incentivos fiscais.

Basicamente, existem duas modalidades de apoio aos projetos culturais aprovados pelo governo com base na referida lei:

1. Patrocínio

Nessa modalidade, a empresa pode expor sua marca no projeto (produtos etc.) que ajudou a realizar.

2. Doação

Nesse caso, todavia, a lei em questão veda qualquer tipo de publicidade e somente projetos culturais sem fins lucrativos podem receber esse tipo de aporte.

Mas, ao decidir apoiar projetos culturais, seja patrocinando os projetos ou realizando doações, a sua empresa pode ganhar um incentivo de 4% em relação ao Imposto de Renda devido. Em outras palavras, você pode deduzir 4% do Imposto de Renda. Todavia, caso o projeto esteja inserido dentro do segmento de economia criativa, a dedução pode chegar a 100%.

Para que visualize melhor esse incentivo, formamos um exemplo a seguir:

Suponha que sua empresa deva à Receita Federal, a título de impostos, R$ 50 mil. Então, nesse caso, ela pode destinar R$ 2 mil desse valor como forma de apoio a um projeto cultural. Esse valor será abatido do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica.

Essa é uma iniciativa que pode garantir diversos benefícios para sua empresa, como: ganho de imagem institucional, agrega valor à sua marca, reforçar o papel de sua empresa em relação à cultura, além de o seu negócio ajudar a fortalecer o setor cultural.

Portanto, o que está esperando para contribuir com projetos culturais por meio de sua empresa? A maior vantagem de ajudar a projetos culturais é que você sabe exatamente como o dinheiro de sua empresa está sendo aplicado.

A importância das leis de incentivo para o mercado cultural


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!