Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Inclusão social

inclusao-social

Qual a importância da política de inclusão social nos dias de hoje?

A política de inclusão social diz respeito à inserção de pessoas com algum tipo de deficiência no mercado de trabalho e nos espaços públicos. Neste artigo, é possível saber mais sobre o funcionamento e a importância desse tipo de política nos dias de hoje.

O que visa a inclusão social?

A política de inclusão social visa garantir que pessoas com necessidades especiais tenham as condições necessárias para estudar ou trabalhar. Ela está direcionada, por exemplo, a pessoas com deficiência física ou mental.
Outros grupos de pessoas que são beneficiadas com a política de inclusão social são aqueles que não têm as mesmas oportunidades dentro dos espaços sociais, seja por condição socioeconômica, de raça, gênero ou por falta de acesso às tecnologias.

A inclusão com o passar do tempo

Nos tempos passados, pessoas consideradas fora do padrão aceitável do trabalho e dos estudos não podiam frequentar espaços onde elas são incluídas, ainda com alguma dificuldade, hoje, visto que os espaços não tinham estrutura específica para recebê-las.
Não existiam espaços preparados para receber pessoas com necessidades singulares, como cadeirantes, deficientes visuais e auditivos. Isso prejudicou as chances de que pessoas assim, com pouca instrução pela falta de oportunidade, conseguissem emprego.
O modelo atual de política de inclusão social não é perfeito e está em constante resinificação, tentando se adequar às velhas e novas necessidades de quem, por algum motivo, se encontra em situação desfavorável em relação a outrem.

Por que é importante a inclusão social hoje?

A política de inclusão social, adaptativa e em constante melhoria, existe no Brasil e no mundo com o propósito de tornar mais justas as oportunidades, sejam elas de estudo, emprego ou acesso a espaços.
No âmbito do estudo, cada vez mais escolas contam com elevadores para deficientes e com psicólogos e psicopedagogos especializados no desenvolvimento das habilidades de pessoas com problemas psicológicos e/ou neurológicos.
Já no âmbito do trabalho, a diferença se dá através de decisões judiciais e parcerias entre ONGs e indivíduos. A política de inclusão social define, por lei, que uma pequena porcentagem das vagas seja destinada a pessoas com algum tipo de deficiência.
Para pessoas que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica, há programas específicos para sua inserção empregatícia. São programas que priorizam a contratação de jovens de classe baixa, além de pessoas com filhos e pertencentes a alguma minoria.

Inclusão social de presidiários

Outro exemplo de grupo que sofre preconceito é o de ex-presidiários, os quais eram facilmente excluídos das oportunidades de serviço. De um tempo para cá, porém, empresas passaram a abrir vagas periódicas para que esses indivíduos consigam trabalho.
Indivíduos com transtornos psicológicos também estão começando a receber apoio de ONGs que auxiliam sua contratação no mercado de trabalho. Transtornos como TDAH e bipolaridade, antes bastante estigmatizados, agora são abarcados pela inclusão social.
A metodologia, chamada de trabalho apoiado, é fundamental para que pessoas que antes eram vistas como inferiores e inaptas ao mercado possam desenvolver habilidades em uma empresa e receber, além do retorno financeiro, a sensação de utilidade.

Fontes:

O que é política de inclusão social?

Inclusão de pessoas com transtornos mentais graves no mercado de trabalho é realidade no Sul


https://brasilescola.uol.com.br/educacao/inclusao-social.htm


FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado. Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas. Sem custos para você e não interfere em outras deduções. Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo” FIA - Fundo da Infância e Adolescência 2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento. 5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA. 6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!