Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Entenda como ajudar a promover uma educação inclusiva e de qualidade

educação-inclusiva-sociais

No discurso, é fácil falar sobre a importância da promoção de uma educação inclusiva, que dê chances reais a todos os jovens de aprenderem corretamente os mais diversos conceitos, desde aulas teóricas até questões mais sociais, como cidadania, respeito ao próximo etc. Porém, na prática, nem sempre é o que vemos.

Parte da sociedade ainda entende a escola e a educação de qualidade como um fator de perpetuação de problemas e desigualdades. Sendo assim, somente pessoas com determinado poder financeiro, posição social e padrão de comportamento teriam acesso real às benesses. Isso não é certo. É preciso lutar, de verdade, por uma educação inclusiva e de qualidade.

Como promover isso? É um desafio e leva algum tempo, sendo necessário muito trabalho. Mas é possível e, nas linhas a seguir, mostraremos alguns pontos que consideramos essenciais para que isso aconteça, trazendo uma nova perspectiva para a educação.

Como ajudar a promover uma educação inclusiva e de qualidade

Primeiro de tudo, é importante destacar que o conceito de educação inclusiva se formou muito em volta de alunos com necessidades especiais na questão física. Mas não é só isso. Há diversas questões sociais que segregam uma classe de jovens, que merecem ser incluídos de forma completa no ciclo de aprendizagem.

Feita esta explicação, vamos ao tema. Para promover uma educação inclusiva, é necessário, antes de mais nada, criar o ambiente ideal. Todos os alunos e professores da escola em questão precisam estar conectados à ideia de inclusão.

Neste sentido, é preciso fornecer uma programação de aulas que toquem em temas relevantes para mostrar as diferenças entre grupos sociais e como isso é bom, sem precisar ser tratado com segregação. Livros, vídeos, palestras… tudo que for possível fazer para que se crie um ambiente que valorize a socialização de todos os grupos, é importante para a inclusão.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Corpo docente

Preparar bem o corpo docente também é essencial. Não adianta ter um material de apoio bacana se os próprios educadores não tiverem exatamente a noção da importância de valorizar as diferenças e incluir a todos. Outro detalhe: paciência. As diferenças em grupos sociais, ou mesmo no caso de alguma deficiência física, fazem os ritmos de aprendizagem sejam diferentes.

Cabe aos professores entenderem e auxiliarem, mantendo o aluno que tem maior dificuldade estimulado a seguir. Um dos desafios da educação inclusiva é fazer as pessoas que, no conceito geral, não fazem parte do padrão, não se sentirem incomodadas e com vontade de desistir por não se sentirem parte daquilo.

Os desafios, portanto, são vários. A solução é trabalhar bem. Criação de um ambiente empático, com professores preparados para lidar com os diferentes perfis de alunos, estímulo aos jovens para conviverem e aprenderem sobre uma outra realidade, e criação de um programa escolar, de aulas e atividades, que incluam e façam todos se sentirem iguais, são os meios para promover uma educação realmente inclusiva e de qualidade.

Com estas características, tudo fica mais fácil. Claro, demanda tempo e um preparo muito específico de quem se dispuser a investir neste modelo para sua instituição. Mas vale a pena. O resultado é, para o futuro, uma geração mais respeitosa e ciente das diversas nuances sociais. Se isso for naturalizado, é possível criar um ambiente de união, em vez de segregação, diminuindo o preconceito e outras mazelas de nossa sociedade.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!