Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Inspiração

Inspiração

Você sabe onde e como os grandes artistas buscam inspiração?

Você já parou para pensar o quão impressionante é a música, ou qualquer outro tipo de expressão artística? Um artista, que você jamais conheceu, criou uma peça que emocionou você, assim como diversas outras pessoas. Isso gera uma grande dúvida: de onde um artista cria a inspiração para criar obras tão preciosas?

A música como fonte de inspiração

Grande parte dos artistas usa a música como uma forma de inspiração. Muitos músicos citam outros artistas como referência e parte dessa inspiração é técnica. Por isso, aproveitam a bagagem musical de outros músicos para compor suas obras, a fim de colocar a própria interpretação em algo que eles admiram e gostam.

Isso faz com que seja muito comum encontrar referências a outros músicos em obras de artistas muito famosos. Um exemplo disso, é a música clássica, os Beatles e inúmeras outras referências, que são fonte de inspiração para diversos artistas.

Parte da magia da música é compartilhá-la com as pessoas, e existem poucas formas melhores de fazer isso que incorporando a obra de outro artista, feita em outro momento e com outro significado, a sua própria obra.

Outros artistas ainda, buscam formas diferentes de se inspirar dentro da música. Como por exemplo, transformar um canto em uma música instrumental, ou misturar ambos, é uma grande forma de inspiração para músicos.

A literatura

A literatura e a música têm muito em comum. Ambos tocam em nossos sentimentos, emoções e, principalmente, em nossa imaginação. Por isso, muitos músicos, especialmente os mais clássicos, encontram na literatura uma fonte de inspiração. Ao ler uma passagem muito tocante, o músico sente a curiosidade natural de saber como transmitir a mesma emoção, ou como complementar a emoção do livro, através da música.

A combinação da música como complemento para outras obras artísticas é enorme. Nos filmes, por exemplo, a música tem um peso tão importante nas cenas e nas obras, que merece uma categoria especial até mesmo no Oscar.

As experiências pessoais

Essa também é outra forma que os artistas usam para influenciar a sua música. Arte, no seu âmago, é uma forma de expressão e uma das principais fontes de inspiração para os artistas são as próprias experiências pessoais.

Gêneros musicais como o rap e o hip hop, são famosos por artistas que colocam muito da sua personalidade, de sua experiência e da sua história em suas músicas, fazendo com que a conexão criada com fãs que passaram pela mesma experiência, ou que simplesmente se conectam com a mensagem, seja o produto mais precioso de toda a criação.

De qualquer forma, a inspiração para qualquer artista, seja músico ou não, pode ser diversas coisas. Algo que o move, que o toque, que o emocione ou mesmo que o impressione, ou desperte alguma curiosidade. Na parte mais emocional, que é o mais forte em qualquer obra artística, é preciso estar preparado para receber a inspiração em qualquer momento, interpretá-la e atuar em cima dela.

Na parte mais técnica, é preciso estudar! Estudar os grandes músicos e não copiá-los, mas sim, evoluir em cima do trabalho que eles fizeram para construir algo que faça uma ponte entre o antigo e novo. Esse é um desafio para qualquer artista que, por si só, já é uma incrível forma de inspiração.

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!