Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

INSPIRAÇÃO

Inspiração

Conheça histórias de músicos que começaram sua carreira na infância

Um músico sabe que para desenvolver o seu talento e tocar cada vez melhor os estudos e a prática devem ser constantes, além da inspiração. O desenvolvimento musical, para muitos, é despertado ainda na infância. Isto é talento, isto é dom. Contudo, muito há de se treinar até chegar a um nível de excelência.

A história da música traz alguns nomes marcantes, que desabrocharam a sua aptidão ainda crianças e se tornaram referências. Conheça alguns músicos admiráveis e inspiradores.

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)

Impossível não iniciar esta lista sem trazer o gênio austríaco que ainda com quatro anos aprendeu piano com o pai, Leopold, que também era músico. Sua primeira composição foi aos cinco anos, um Andante e um Allegro para piano. Prodígio, ainda criança ganhou os salões da realeza e da nobreza europeia com suas apresentações junto com sua irmã Anna Maria.

Acometido de uma febre aguda, morreu muito precocemente, aos 35 anos. Entretanto, tempo suficiente para deixar a humanidade mais de 600 obras. Estão dentre elas: sinfonias, concertos para piano, óperas, sonatas, serenatas, entre outras composições. As mais famosas são Don Giovanni e Requiem, a última está escrita parcialmente, pois morreu antes de completar.

Frederic Chopin (1810-1849)

As referências de Chopin para as artes são facilmente reconhecidas até hoje. Isso porque ele é um dos nomes mais importantes do piano no mundo da música clássica. O início do compositor franco polonês foi muito parecido com o de Mozart, sendo amplamente comparado a ele. Suas primeiras composições datam da idade de sete anos, sendo no ano seguinte sua estreia em concertos públicos.

Chopin produziu principalmente partituras de obras curtas como valsas, prelúdios, sonatas e polskas, todas para piano ou instrumentos similares. Dentre os seus trabalhos mais notáveis, estão a Ballade N. 1 em G Menor, 24 Preludes Op. 28, Mazurkas Op. 24 e Fantasie-Impromptu. Sua música é ainda muito encontrada, de forma popular, em casamentos.

Yo-Yo Ma (1955)

De ascendência chinesa, nascido na França e radicado nos Estados Unidos, Yo-Yo Ma é considerado um dos maiores violoncelistas da história da música. Suas referências musicais foram os próprios pais, uma cantora e um maestro. Desde muito cedo, aprendeu violino e viola, mas foi aos quatro anos que escolheu o violoncelo e, aos seis, fez o seu primeiro concerto.

O talento do menino foi tão avassalador que apareceu em programas de televisão e ingressou na Julliard School ainda muito novo. Yo-Yo Ma tocou para os presidentes americanos Dwight Eisenhower e John F. Kennedy antes mesmo de chegar à adolescência. Hoje, ele desenvolve diversos projetos em colaboração com orquestras de todo o mundo.

Michael Jackson (1958-2009)

Considerado o “rei do pop”, Michael começou sua carreira ao lado dos irmãos quando ainda tinha cinco anos de idade. Durante toda a infância, compôs o grupo “Jackson Five”, principalmente como cantor. A partir daí, ele se desenvolveu em diversas áreas da música além do canto, tornou-se multi-instrumentista, compositor, dançarino e produtor, um artista completo.

Ele é reconhecido como um dos artistas mais ricos da história, tendo vendido mais de 1,5 bilhões de gravações. Também é o mais premiado, ganhando mais de mil prêmios. Suas contribuições culturais tiveram forte impacto no mundo, principalmente em relação à caridade. Os números, mesmo após a sua morte em 2009 por uma intoxicação de propofol, continuam espetaculares. Estima-se que seus álbuns póstumos já tenham vendido mais de US$ 75 milhões.

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!