Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Instrumentos de cordas na orquestra

instrumento-corda-orquestra

Saiba quais são os instrumentos de corda presentes na orquestra

Existem diversos instrumentos que compõem uma orquestra e cada um deles tem um diferencial que o faz único e especial. Dentre eles, existem cinco que são classificados como instrumentos de cordas, sendo eles: violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e harpa.

Vamos conhecer cada um deles?

Violino

O violino pode ser classificado como um instrumento de cordas friccionadas, assim como outros que veremos mais abaixo. O instrumento tem suas origens na Bavária, na Alemanha, mas foi popularizado mesmo a partir da Itália.

Ele é um dos instrumentos com som mais agudo e tem posição de destaque em qualquer orquestra. Você sabia que é o primeiro-violinista que rege os demais instrumentos? Por seu som inconfundível, altivo e refinado, o violino está presente em diversas das mais clássicas composições.

Viola

Tem origens ainda mais antigas do que o violino e também é classificada como um instrumento de corda friccionada. Por seu tamanho e forma de tocar, é, muitas vezes, confundido com seu primo de som mais agudo.

Tem um som que, apesar de suave, também é encorpado e marca progressões harmônicas, e é ainda um pouco mais grave que o violino. Sua afinação é feita em Dó, Sol, Ré e Lá.

Bach escreveu concertos para viola primorosos como Viola Concerto em Dó Menor, vale conferir!

Violoncelo

Não tem como ir a um concerto e não ficar admirado com o violoncelo, tanto pelo tamanho, vem maior que violino e a viola, quanto pelo som, que é bastante grave. É afinado em Lá, Ré, Sol e Dó.

Para tocá-lo, o musico fica sentado, com o instrumento apoiado entre as pernas, em posição vertical. Além disso, possui o “espigão”, uma espécie de vareta que o mantém no chão e auxilia para que não caia ou escorregue.

Na Sinfonia Nº 5 de Beethoven, o violoncelo tem lugar de destaque. Aprecie!

Contrabaixo

O contrabaixo é o maior e mais grave dos instrumentos de corda presentes em uma orquestra.

A sua posição se assemelha bastante com a do violoncelo na hora de tocar. Ele pode ser tocado com arco ou com os dedos, na técnica pizzicato, normalmente utilizada no jazz.

Com suas origens no século XVI, o instrumento recebeu o nome contrabaixo justamente por ele soar uma oitava abaixo do que violoncelo.

Harpa

Por fim, a harpa. Um dos instrumentos mais antigos, junto à flauta, a harpa é bastante representativa por sua sonoridade doce, harmônica e única. Além de ser um instrumento de beleza única.

Ela é composta por cerda de 46 ou 47 cordas paralelas e algumas harpas possuem pedais, que tem como função mudar a altura da nota quando se está tocando, podendo subir ou descer meio tom.

Para ajudar o harpista na hora de tocar, facilitando a localização, as notas Dó de uma harpa são sinalizadas em vermelho e as notas Fá são sinalizadas em azul.

Você já conhecia algum desses instrumentos? Sabia das suas particularidades? Agora que aprendemos um pouco sobre o som e a importância de cada um em uma orquestra, de qual deles você mais gostou? Gostaria de aprender a tocar algum deles?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!