Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Como os projetos sociais ajudam na inclusão dos jovens no mercado de trabalho?

sociais-projeto-jovem-trabalho-conhecimento-emprego-sabra

O Brasil ainda vive, e provavelmente viverá por muito tempo, uma realidade de exclusão e desigualdade social. Para além das grandes diferenças na conta bancária dos mais ricos e dos mais pobres, a desigualdade social tem consequências muito mais sérias, como a violência, a criminalidade e a ignorância. Projetos sociais ajudam a lutar contra esta realidade e inserir os jovens no mercado de trabalho, para que possam viver uma vida digna e justa. Veja como os projetos sociais desempenham este importante papel.

Projetos sociais e luta contra a violência

Um jovem tem uma força de trabalho muito útil ao mercado. Afinal, a juventude também tem disposição e grande vontade de aprender novas atividades. O problema é que para isso ser possível, é necessário um cenário favorável e investimentos em educação. Em um lugar de pobreza, ignorância e descaso governamental, o comum é que o jovem acabe realizando atividades de subemprego ou, na pior das hipóteses, acabe trabalhando para o crime.

Pois exatamente nos mesmos lugares onde há pobreza, há um espaço fértil para ações criminosas: um dinheiro aparentemente fácil, atraente para um jovem sem grande consciência social ou instrução. Uma combinação extremamente perigosa.

Por isso, os projetos sociais ajudam a tirar o jovem de um cenário de ócio, violência e ignorância, para colocá-lo em um caminho de educação, socialização, instrução e preparação. Nos projetos sociais, ele tem contato com outras pessoas bem intencionadas, faz amigos, aprende coisas novas tanto no âmbito cultural, como no profissionalizante, e assim, para de enxergar no crime ou na miséria o seu futuro.

Projetos sociais como preparação para o mercado

Embora os jovens tenham força física, disposição e criatividade, apenas isso não é o suficiente para uma pessoa se inserir no mercado de trabalho. Para estar bem preparado e conseguir um emprego, é necessário uma série de conhecimentos específicos, ter bons relacionamentos (contatos) e buscar o emprego até o fim, tentando com perseverança.

Diversos projetos sociais ajudam o jovem também a se colocar como um candidato melhor a uma vaga de emprego, aumentando suas chances de ser selecionado por um recrutador de alguma empresa.

Isso porque muitos projetos sociais, além de tirar o jovem da rua, oferecem socialização, cultura, conhecimento e lazer, muitas vezes também oferta a ele a oportunidade de aprender novos ofícios. Isso acontece por meio de oficinas, cursos, dinâmicas, workshops, atividades práticas e outros eventos ensinam ao jovem uma série de habilidades, técnicas e conhecimentos que serão úteis na hora de concorrer a um emprego.

Vantagens aos jovens e à sociedade

Desta forma, os projetos sociais oferecem um amplo suporte à realidade socioeconômica do jovem em situação de vulnerabilidade. Ajuda-o a se proteger de ameaças do crime, evita que ele aja em atividades análogas à escravidão, ou em subempregos, tira o jovem do ócio das ruas, o que diminui também as chances de envolvimento com álcool e drogas, e, por fim, ainda o ensina a trabalhar para conseguir um bom emprego.

Conheça e apoie as iniciativas dos projetos sociais. Acesse o Facebook da Sociedade Artística Brasileira. https://www.facebook.com/sabrabrasil


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Principais desafios dos jovens no mercado de trabalho de Minas Gerais

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!