Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Dia Nacional do Livro: clássicos da literatura brasileira que você precisa ler

livro-brasileira-sociais

No dia 29 de outubro é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Livro. A data faz referência à fundação da primeira biblioteca do País, a Biblioteca Real, inaugurada no Rio de Janeiro, em 1810, capital brasileira na época do Império.

Porém, o acervo da Biblioteca Nacional de Portugal foi transferido da metrópole para sua colônia na América do Sul em 1808, ano em que corte portuguesa se mudou para o Brasil para escapar da invasão francesa liderada por Napoleão.

Em homenagem ao Dia Nacional do Livro, este artigo traz várias dicas de obras nacionais consagradas que são consideradas essenciais para qualquer amante da leitura. Conheça os clássicos da literatura brasileira que você precisa ler. A importância dessas obras é revelada também por meio de suas respectivas inclusões na lista de leituras obrigatórias para os principais vestibulares do Brasil.

Dom Casmurro

Escrito por Machado de Assis em 1899, Dom Casmurro conta a história de Bentinho e Capitu, que precisam enfrentar um sério obstáculo para concretizar a união, pois a mãe do garoto fez uma promessa de que ele se tornaria padre.
O livro narra a saga de Bentinho em busca de se livrar da promessa materna e poder, finalmente, se casar com Capitu. O romance traz ainda um mistério sobre infidelidade que ronda a imaginação dos leitores após mais de um século de publicação, algo que só o genial Machado de Assis poderia proporcionar.

Memórias Póstumas de Brás Cubas

Machado de Assis aparece novamente nessa lista, afinal, não por acaso é considerado o maior escritor brasileiro da história. Memórias Póstumas de Brás Cubas traz a novidade de um defunto autor (ou autor defunto?) que, livre das convenções sociais por estar morto, pode falar o que quiser de quem desejar.
Outro recurso utilizado é o narrador personagem que quebra as regras até então vigentes na literatura e fala diretamente com o leitor. O personagem denuncia a classe burguesa de sua época que, embora tente aparentar ser um exemplo de conduta, é marcada por comportamentos que revelam hipocrisia.

Grande Sertão: Veredas

A obra publicada em 1956 pelo mineiro Guimarães Rosa é considerada uma das mais importantes da literatura brasileira. O romance, traduzido em vários idiomas, apresenta o ex- jagunço Riobaldo e seu amor platônico por Diadorim.
A história tem uma estrutura não linear, ou seja, há momentos que fala do presente e, na sequência, o passado é relatado pelo escritor. Este clássico também é repleto de neologismos criados por Guimarães Rosa. O romance é narrado em primeira pessoa por Riobaldo, que faz reflexões sobre sua vida.

Macunaíma

Escrito por Mário de Andrade, em 1928, o livro conta a história de Macunaíma, o herói sem caráter, que nasce na Floresta Amazônica e parte para São Paulo. A obra modernista é cheia de referências às culturas indígena e afro-brasileira.
Apesar do tom nacionalista, contrário aos livros da época que enfatizavam o estilo de vida burguês da Europa, Macunaíma não tem uma visão idealizada do povo brasileiro, a começar pelo protagonista, considerado um anti-herói.

Saiba mais

Acesse o site e conheça mais sobre literatura brasileira.

Hábito da leitura


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!