Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Dicas de livros sobre música mais populares em 2022

música-livros-brasileira-publicada

Ler faz bem para o cérebro e a música também. Juntando esses dois elementos, só temos a ganhar. Considerando a importância dos livros na sociedade como um todo e o papel da música na questão de despertar sensações e sentimentos, ressaltamos a necessidade desse contato.

Por esta razão, selecionamos algumas indicações dos livros para quem é amante do mundo das músicas. Confira nossa listagem abaixo e não deixe de se beneficiar com cada letra e nota dos livros e das músicas.

Uma História da Música Popular Brasileira: das Origens à Modernidade

A quinta edição deste livro foi publicada em 2022, por Jairo Severiano. O autor faz um completo apanhado dos mais de 200 anos da música popular brasileira em todas as fases. Na narrativa, estão fazem parte momentos históricos, compositores, músicos, intérpretes e outros fatores relacionados com a história deste gênero no Brasil.

Uma Breve História da Música

Esta obra é parte integrante de uma série de livros didáticos que mostra todo o desenvolvimento da música a partir do século IX no Ocidente. Ademais, as páginas são ilustradas, o que facilita a compreensão do conteúdo. Foi publicado em 1986 por Roy Bennett, pela Editora Zahar.

Uma Árvore da Música Brasileira

O ano de publicação deste livro é 2020, pela Edições Sesc, pelos autores Ari Colares, Orlando Bolão, Caetano Zamma e Chico César. Na obra há artigos a respeito dos mais diferentes gêneros musicais brasileiros, como rock, bossa nova, MPB, concertos, baião ao choro e samba, por exemplo.

Brock: O Rock Brasileiro Dos Anos 80

A Editora 34 lançou a quarta edição deste livro no ano de 2015, de autoria de Arthur Dapieve. Sua primeira versão foi escrita entre 1992 e 1995. O conteúdo aborda a geração dos anos 1980 do rock no Brasil, citando a importante atuação de diversos artistas, tais como a banda Blitz, Titãs, Ultraje, Paralamas, Cazuza e Renato Russo.

Chega de Saudade

Publicado pela Companhia das Letras, no ano de 2016, este romance é de autoria de Ruy Castro. A obra aborda a boemia e aspectos culturais do Rio de Janeiro na época da Bossa Nova.

Alucinações Musicais

Escrito por Oliver Sacks e traduzido por Laura Teixeira Motta, o livro foi publicado em 2007 pela Companhia das Letras. Nele são apresentados 29 estudos que foram realizados em pacientes reais a respeito dos efeitos cognitivos em pessoas inacessíveis.

A importância das artes na busca por conhecimento

Se ler já é uma atividade benéfica para a nossa saúde de forma geral e uma das melhores formas de aprender coisas novas, quando a leitura é sobre música, a experiência fica melhor ainda.

E nessa busca por mais conhecimento sobre as artes musicais, temos que destacar a atuação da Sociedade Artística Brasileira , que se dedica há anos para levar os benefícios da música para crianças e adolescentes carentes.

Atuando nas regiões de Betim e Belo Horizonte, a Sabra é a responsável pelo surgimento de diversas atividades relacionadas, tais como orquestras, corais e demais projetos. Quer conhecer mais a fundo nossos projetos? Entre em contato e converse com a nossa equipe.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Hora da leitura

 

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!