Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Conheça a origem da marcha nupcial

casamento-noivo-marcha-musica-nupcial

Quando falamos sobre casamentos segundo a tradição um dos elementos mais presentes é a marcha nupcial. A melodia que muitos sabem de cor e salteado. Mas a sua origem também é muito interessante, porque todo tipo de tradição vem de alguma situação específica.

Primeiramente, vamos voltar a um período em que o fato de colocar músicas na cerimônia de casamento já se torna uma ação ousada. A partir daí vemos nascer uma série de tradições que fazem com que os casamentos de hoje sejam como são.

Como surgiu a música nas cerimônias de casamento

O cenário é um casamento real em 1858, da princesa do Reino Unido com o imperador da Prússia e da Alemanha. Interessante destacar que até esse momento da história as músicas não faziam parte do momento da cerimônia, apenas da festa.

Porém, a princesa Vitória Adelaide decidiu que teria duas obras como tema de seu casamento: Lohengrin, ópera de Richard Wagner e Félix Mendelssoh, trilha sonora da peça “Sonho de uma noite de verão”, de William Shakespeare. A primeira era para a sua entrada e a segunda para o momento de saída dos noivos.

Saiba mais sobre as obras escolhidas de Richard Wagner e Félix Mendelssoh

A Marcha de Wagner faz parte de uma ópera em que a história não tem final feliz, por assim dizer. Ainda que passasse a fazer parte dos casamentos reais, não combinava com o contexto, por ser trilha de uma história com mortes e até separação de um casamento.

Além disso, aqui a melodia ficou popularizada com a música “Com quem será?”, tradicionalmente cantada por brasileiros para brincadeiras. Com isso, a trilha de Mendelssoh ganhou maior popularidade, mesmo que a história tenha misticismo pagão.

Assim, muitas igrejas católicas vetaram o seu uso na época. Por outro lado, acabou sendo consolidada até os dias de hoje como a trilha para entrada da noiva. Ganhou maior popularidade do que a outra música escolhida pela princesa.

A origem da Marcha Nupcial e os casamento modernos

A maioria dos casamentos tem a Marcha Nupcial como trilha para entrada da noiva, hora em que todos se levantam para que ela tenha seu momento. Porém, nada impede que o casamento tenha uma organização diferente dessa, caso seja a personalidade dos noivos.

O mais importante atualmente é que o gosto pessoal dos noivos sejam o parâmetro maior para decisão. Você viu que a origem da Marcha Nupcial é essa, mas pode criar a lista de músicas que desejar. Também pode combinar uma música com a marcha na hora da entrada.

Seja qual for a sua opção, agora já sabe a história por trás da tradição. Vimos que a Marcha Nupcial teve origem na escolha de uma noiva mais ousada, em uma ação que impactou a forma como a cerimônia era realizada. Além disso, saiba a ousada princesa também criou o ato de caminhar até o noivo.

A criatividade dos noivos, portanto, é o caminho para um casamento inesquecível. Usando as músicas que forem de acordo com a história do casal e do seu gosto pessoal.

O crescente destaque das mulheres no cenário musical brasileiro


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!