Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Música medieval: De animar as grandes festividades até animar as tropas para grandes batalhas

idade media medieval

A música medieval é caracterizada como o movimento musical que ocorreu durante o período da Idade Média (século X ao XV).

Durante esse período, a música esteve fortemente relacionada com o cristianismo e a Igreja Católica, sendo expressa com passagens bíblicas, rezas, orientações religiosas e descrições sobre as vidas dos santos.

Por outro lado, também havia o movimento musical que não estava relacionada a religiosidade, considerada pela igreja como música profana por estar presente em festas nas ruas, nos castelos e também nas tavernas os bares da época. Portanto, a música já era utilizada como uma grande forma de arte e expressão, seja pelo cunho religioso ou pelo aspecto festivo.

Além disso, grandes movimentos, ou estilos musicais, surgiram durante a Idade Média, como o Trovadorismo, o Cantochão e a Música Polifônica. Falaremos mais sobre esses movimentos a seguir. Confira!

TROVADORISMO

Também conhecido como o Canto do Cavaleiro, esse gênero musical é considerado atualmente como o principal estilo de música popular durante o período da Idade Média.

Muito comum em festas em castelos, casebres de camponeses, na rua ou até mesmo nos bares, conhecidos como tavernas, o Trovadorismo proporcionava a alegria do momento por meio de cantigas diversas.

Essas cantigas eram compostas com melodias harmoniosas que incluíam elementos das culturas dos países pelos quais os trovadores passavam, sempre acompanhados de uma viela ou um alaúde.

Os trovadores eram artistas da nobreza da época, que compunham poesias e melodias sobre os lugares pelos quais passavam. Dessa forma, vivenciavam experiências diversas pela Europa e as transformavam em poesias e canções.

CANTOCHÃO

Diferente do Trovadorismo, o Cantochão surgiu por meio da prática monofônica de canto realizada por monges e cantores presentes nos rituais sagrados da Igreja Católica durante o período da Idade Média.

Esse estilo musical foi desenvolvido por meio da forte influência da música sinagoga judaica e contém o seu próprio sistema de notas, tendo apenas quatro linhas ao invés de cinco.

O Cantochão pode ser dividido entre os que cantam textos bíblicos, os que usam textos não bíblicos, os textos em prosa e os textos poéticos. Portanto, o Cantochão é um estilo musical utilizado até os dias atuais em Igrejas ao redor de todo o mundo.

O SURGIMENTO DA MÚSICA POLIFÔNICA

A música Polifônica surgiu em meados da Idade Média e teve a sua consolidação a partir da era Renascentista e Barroca.

Esse estilo surgiu como uma relação de melodias de duas ou quatro sons, formando uma melodia de diferentes sons, constituindo assim a harmonia da canção.

A música polifônica é, portanto, a evolução do Cantochão, pois surge quando os compositores passam a ornamentar mais as suas músicas usando mais de uma única linha melódica.

Além dessas formas de músicas diferentes, também eram utilizados na Idade Média diferentes instrumentos, como a Rebeca, a Cítola, a Harpa, a Charamela, a Flauta e o Órgão.

Muitos desses instrumentos ainda são utilizados até os dias atuais, e trazem consigo histórias de uma época em que a música era expressa tanto em templos religiosos, como animava grandes festas e grandes tropas.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!