Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Conheça 10 dos melhores discos brasileiros dos últimos anos

disco brasileiro

A música é uma das expressões culturais mais significativas de um povo, pois tem poder de traduzir os costumes e dinâmicas sociais de uma época, além de apontar influências sofridas através do contato com outros grupos.

Isso acontece de forma muito marcante na música brasileira. Ao ouvir a produção musical de diferentes regiões do país, podemos compreender que vivemos em um Brasil plural, cheio de realidades distintas.

A riqueza de nossa música pode passar despercebida pelos nativos daqui, por isso montamos uma lista com os 10 melhores discos brasileiros produzidos nos últimos anos.

10 melhores discos brasileiros dos últimos anos

1. Efêmera
Tulipa Ruiz (2010)
Uma produção delicada e sensível, o álbum apresenta uma mistura de soul e pop rock, que ficou conhecido como “pop florestal”, deixando a voz agradável de Tulipa ainda mais convidativa aos ouvintes.

2. Nó na Orelha
Criolo (2011)
Criolo mostra toda a sua potência vocal sem ignorar o tradicional jogo de palavras do estilo. As músicas trazem influências do jazz e de ritmos latinos enquanto as letras tecem uma poesia crítica muito bem vinda ao cenário da época.

3. Tropicália Lixo lógico
Tom Zé (2012)
Tom Zé é imprevisível, isso fica claro nesse disco. Com participação de Emicida, Mallu Magalhães, Rodrigo Amarante e Pélico, o artista reafirma sua genialidade apresentando um disco inovador. O intuito é que o ouvinte tenha novas impressões sobre a música a cada vez que a escute.

4. O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui
Emicida (2013)
Uma obra cheia de detalhes que demonstram o cuidado com o projeto. Com participações de artistas como Pitty e Tulipa Ruiz, o disco consegue manter um diálogo coerente entre diversos gêneros, conquistando o grande público.

5. Encarnado
Juçara Marçal (2014)
Um disco forte e nada tradicional que tem a morte como tema principal. A voz marcante de Juçara atrai o ouvinte e pontua a poesia existente nas letras, destacando o disco no ano de 2014.

6. A Mulher do Fim do Mundo
Elza Soares (2015)
Trazendo uma mistura de gêneros, Elza mais uma vez conquista o público com um álbum que aborda questões sociais como preconceito racial e violência contra a mulher negra, além de recortes de sua própria biografia.

7. Duas Cidades
BaianaSystem (2016)
A banda consegue misturar os ritmos como poucos, e o disco “Duas Cidades” deixa isso evidente. O segredo é o domínio sobre os gêneros musicais propostos e o resultado é uma multidão embalada pelo som de BaianaSystem.

8. Magnetite
Scalene (2017)
A banda trouxe experimentações interessantes em suas músicas, com guitarras pesadas e letras que trazem duras análises sociais. Não é à toa que Scalene foi sucesso de crítica em 2017.

9. Mulamba
Mulamba (2018)
A mistura de música brasileira, rock’n’roll e ritmos latinos trazem uma sonoridade muito rica para o álbum. As vozes poderosas complementam a proposta e fazem de “Mulamba” um dos melhores álbuns de 2018.

10. AmarElo
Emicida (2019)
AmarElo emociona com composições que exploram temas como saúde mental e amor como forma de resistência. Emicida mais uma vez mostra sua genialidade.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!