Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Motivos para apreciar o MPB

MPB-cultura-brasileira-música

Somos diariamente bombardeados pela cultura pop americana, mas a música tem muita história para contar, especialmente a Música Popular Brasileira, ou MPB.

Esse estilo musical teve importante participação em mudanças políticas e sociais no nosso país, contribuindo para o cenário de liberdade individual e cultural que temos hoje. A MPB é interessante em vários sentidos, acompanhe este artigo e saiba mais!

Canto e instrumentos

É claro que os aspectos históricos são riquíssimos e extremamente interessantes, afinal, um gênero musical que se torna um movimento, inspirando a população e influenciando cenários políticos desde a sua origem, merece muito respeito por conta de toda a sua bagagem.

Mas a MPB vai muito além. Existe uma gama de possibilidades dentro da nossa querida música popular. Os estilos são diversos, desde o rock nacional ao estilo Rita Lee até o instrumental criativo de Hermeto Pascoal, passando pelo samba poético de Pixinguinha.

A partir daí, você pode imaginar como a voz pode ser trabalhada e a quantidade de instrumentos que podem ser explorados, não é?

Amantes do violão, do cavaco, do pandeiro, do piano, do repique, entre tantos outros, podem se aventurar sem medo e com muita liberdade. Tem espaço para todos os gostos!

Cultura

Com a corrida ao ouro em Minas Gerais, por volta do século XVIII, um cenário artístico no Brasil foi desenvolvido. Nesse contexto, a música brasileira também começou a tomar corpo com muitos compositores respeitados até hoje. Com a chegada da família real no início do século XIX, muitos compositores surgiram no Rio de Janeiro que passou a ser o foco artístico brasileiro.

Toda a riqueza instrumental brasileira promoveu a criação de estilos muito particulares, como a bossa nova no sudeste e o baião no nordeste. A MPB é um vasto registro do desenvolvimento cultural do nosso povo em todas as regiões.

Abrange não só diversos gêneros musicais, mas também diversas culturas. É admirada mundialmente pela sua versatilidade, originalidade e, principalmente, por expressar características regionais. Dessa forma, acaba contando um pouco da história e das tradições de cada região do nosso país.

Criatividade e Expressão

Após tudo o que foi dito, fica nítido como a criatividade e a expressão individual e coletiva fazem parte do “esqueleto” da MPB. Estudar canções brasileiras é viajar no tempo e nas gerações. Muitas pessoas moldaram suas personalidades ou se sentiram à vontade para expressá-las por conta dos movimentos artísticos oriundos da MPB.

O século XX consolidou o termo Música Popular Brasileira a partir da bossa nova, tão significativa para a geração da época que ansiava por mais personalidade em plena década de 1950. Na década seguinte, muitas descobertas e iniciativas com a Jovem Guarda, comportamentos que promoveram a mudança da nossa sociedade em relação à mentalidade da geração anterior.

Musicalmente, foram movimentos que trouxeram instrumentos novos que só enriqueceram a arte brasileira, como a Tropicália que misturou guitarra elétrica com violão. Apreciar a MPB, nos dias de hoje, é reconhecer toda essa construção e sentir a história em músicas de todos os lugares deste país continental.

O novo sempre vem e a MPB sempre acompanha. Aproveite a viagem!

Bossa Nova


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!