Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Mulheres na música: x instrumentistas brasileiras que você precisa conhecer

femininas-vozes-mulheres-instrumentistas-musicais

Sem dúvida alguma, inúmeras vozes femininas marcaram e continuam marcando a música brasileira. Nesse sentido, vários nomes surgem imediatamente na mente, como Elis Regina, Maria Bethânia, Alcione e Elza Soares, por exemplo.

No entanto, quando questionado sobre as instrumentistas musicais do país, será que acontece o mesmo? É provável que não, uma vez que as instrumentistas acabam não recebendo a mesma atenção que as vozes femininas.

Tendo isso em vista, preparamos este conteúdo para mudar essa realidade. Aqui, você conhecerá cinco incríveis instrumentistas brasileiras. Confira!

1. Cecília Aprigliano

Cecília Aprigliano nasceu no Rio de Janeiro e, em 1982, iniciou seus estudos de viola de gamba no Brasil, dando sequência nos Estados Unidos e França.

Com larga experiência na viola de gamba, Cecília Aprigliano, em 1990, tornou-se a primeira professora desse instrumento na famosa Escola de Música de Brasília. Além disso, contribui para fundar o grupo Estúdio Barroco.

Dessa forma, pode-se dizer que Cecília Aprigliano é um dos principais nomes femininos brasileiros ligados ao instrumento viola de gamba.

2. Cida Moreira

Nascida em São Paulo, Cida Moreira é cantora e pianista. A artista começou seus estudos na música ainda na infância, quando tinha apenas 5 anos. Aos 6, cantou pela primeira vez em uma emissora de rádio de São Paulo.
Vale acrescentar que Cida Moreira era mais que uma pianista e cantora. Também se tornou atriz em 1970, sendo uma forte simpatizante da arte dramática.

No que diz respeito à música, a discografia de Cida Moreira se destaca porque homenageia diversos artistas brasileiros, entre eles Chico Buarque.

3. Cristina Braga

Cristina Braga nasceu em 1966 no Rio de Janeiro e se tornou uma das harpistas mais respeitadas do Brasil. Nessa direção, vale destacar que ela foi a primeira harpista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Além disso, também se tornou professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A instrumentista já tocou com artistas como Noel Rosa, Nara Leão e Chico Buarque, além de outros.

4. Inezita Barroso

Outro importante nome que merece ser conhecido é Inezita Barroso. Nascida em 1925 em São Paulo, Inezita Barroso, que se apaixonou pela cultura nordestina, começou logo cedo a tocar viola e violão

A instrumentista se apresentou em diversas rádios e filmes. Também aproveitou seu talento para ensinar música e dirigir programas televisivos, como TV Cultura e Minha Viola.

Por fim, cabe destacar que, ao longo de sua trajetória, recebeu importantes prêmios, como o Troféu Roquette Pinto.

5. Badi Assad

Badi Assad, cujo nome real é Mariângela Assad Simão, nascida em 1966 em São Paulo, começou a estudar música ainda na sua infância, por influência de seu pai, o bandolinista Jorge Assad.

Formou-se em Piano e Violão. No entanto, passou a ser conhecida a partir deste último, tanto que, aos 15 anos, foi considerada a melhor violonista no Concurso de Jovens Instrumentistas, que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro. Também recebeu o prêmio de melhor violonista brasileira no Concurso Internacional Villa-Lobos, conquistando prestígio mundial.

Agora que você conhece alguns dos principais nomes femininos que fizeram e fazem fama nos instrumentos musicais, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais. Assim, você possibilita que esses nomes tenham maior alcance e reconhecimento. Combinado?

Como era a música popular no Brasil do século XIX?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!