Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Museus incríveis de Minas Gerais que você precisa conhecer

museu-minas-gerais

Fundado há mais de 300 anos, o estado de Minas Gerais foi palco de importantes momentos da história brasileira, especialmente no período colonial e de exploração do ouro. Justamente por isso, o estado é sede de diversos museus superinteressantes, com acervos muito ricos e variados.

A seguir, trouxemos uma lista com cinco museus incríveis de Minas Gerais que você precisa conhecer. Acompanhe com a gente e já marque na sua agenda de viagens!

1 – Museu da Inconfidência

Inaugurado em 1944, o Museu da Inconfidência trata de um dos momentos mais importantes da nossa História: a Inconfidência Mineira. Localizado na cidade de Ouro Preto, ele funciona em um prédio que data de 1785 e traz importantes arquivos e documentos do período colonial.

Sua estrutura conta ainda com o Panteão dos Inconfidentes e com um espaço dedicado às esculturas de Aleijadinho. O preço é supersimbólico: 10 reais a inteira e 5 a meia entrada.

2 – Museu das Minas e do Metal

O estado de Minas Gerais ganhou esse nome por seu importante papel no período da mineração do Brasil colônia. Então, nada mais natural que um museu dedicado a esse ofício e aos metais naturais do solo brasileiro.

Localizado em Belo Horizonte, o museu não só trata da história da mineração no estado, como também ensina de forma lúdica sobre a natureza dos metais. É possível encher os olhos com diversas pedras preciosas e participar de diversas atividades educativas. Ah, e a entrada é livre!

3 – Instituto Inhotim

Esse museu vale demais uma visita: o instituto Inhotim é considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Localizado em Brumadinho, cidade vizinha de Belo Horizonte, ele é um espaço de preservação da arte contemporânea e de espécies naturais.

Isso porque ele é praticamente uma mistura de museu com jardim botânico. É possível passear por instalações de arte que estão inseridas de forma harmônica entre plantas incríveis. Os ingressos podem ser comprados pela internet e parcelados em até 12 vezes.

4 – Museu dos Brinquedos

A criançada vai adorar esse passeio: o museu dos brinquedos fica em Belo Horizonte e conta com um acervo de cinco mil brinquedos, com aproximadamente 800 em exposição. É possível ver brinquedos desde o começo do século 20 até a década de 80, garantindo também nostalgia para os papais.

Durante o período de férias escolares, o museu tem programação especial. Então, vale a pena dar uma conferida no site para saber quais as atrações.

5 – Casa JK

O presidente responsável pela construção da nossa capital era mineiro de nascimento. A casa onde Juscelino Kubitschek passava os seus verões, na Pampulha, é hoje em dia um museu dedicado à sua memória. A própria casa já é uma atração, uma vez que foi projetada por Oscar Niemeyer.

Não só é possível conhecer um pouco mais da personalidade e vida de Juscelino, como o museu oferece uma imersão no cotidiano dos anos 50. A entrada é gratuita.

E aí? Qual museu de Minas Gerais você vai visitar primeiro? Para descobrir mais sobre cultura brasileira e muitos outros assuntos, fique sempre de olho nos nossos textos!

Museus virtuais para crianças: 4 exposições para visitar sem sair de casa


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!