Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

A música e seu poder de nos inspirar

música-social-benefícios-cultura

Você sabe quais são os benefícios estimulados pela música para a saúde mental e sociabilidade? Muitas pessoas amam ouvir música, mas não sabem o motivo pelo qual nos sentimos tão bem ao escutá-las.
Neste informativo, você vai descobrir o por quê da música exercer esse poder tão magnético e como você pode fazer com que ela atue de maneira assertiva e benéfica em sua vida.

Benefícios da música para a saúde mental

De acordo com Molly Warren, mestre em Musicoterapia pela Universidade do Estado de Colorado, em uma publicação para o CVV (Centro de Valorização da Vida), a música é uma grande aliada no processo de recuperação de trauma, atua como agente regulador de emoções, além de poder fortalecer as conexões sociais.
Independente do gênero, em razão do ritmo e a repetição, a música age no neocórtex (uma região do cérebro onde estão as áreas mais desenvolvidas do córtex, o que acalma e reduz a impulsividade). Então, se ouvir música já faz parte da sua rotina, você pode utilizá-la para equilibrar mudanças de humor e, consequentemente, auxiliar na sociabilidade.
Se você gosta de música e tem o interesse de aproveitar os benefícios que ela pode trazer para a sua saúde mental e ainda experimentar a integração social estabelecida através da Arte e da Cultura, acompanhe o texto para descobrir como pode fazer isso!

Como a SABRA pode ajudar?

A Sociedade Artística Brasileira SABRA pode fortalecer o seu bem-estar por meio da experiência viva da interação entre a Instituição e as comunidades atendidas, bem como da integração social dos participantes através da Arte e da Cultura, o que colabora com a integração, também, no mercado de trabalho.
Além disso, o programa visa promover o apoio de crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social através do poder da Arte e da Cultura, impulsionar a autonomia e estimular a autoconfiança, tornando possível a construção do seu próprio futuro e o desenvolvimento de ambientes familiares mais saudáveis, comunitários e protetores.

Quais são as opções de curso oferecidas e quais seus objetivos?

1. Orquestras
As orquestras surgiram com o objetivo de auxiliar os jovens em situação de risco pessoal e social através da riqueza e da beleza da música clássica. Possibilita a inclusão desses jovens na área profissional e, ainda, proporciona o desenvolvimento pessoal a partir do aprendizado e da autoconfiança promovidos pelo aumento do protagonismo e da participação cidadã.
2. Oficina musical e corais
Assim como as orquestras, possuem a intenção de auxiliar os jovens em situação de risco pessoal e social, mas também atua no processo de ensino-aprendizagem ao reduzir a recorrência de envolvimento em situações de risco e, para mais, possibilita o resgate da autonomia, da autoestima e da identidade, por meio do fortalecimento da convivência familiar e comunitária.

Deseja participar ou ser um colaborador?

Dada a importância da música e da integração social por meio da Arte e da Cultura para a promoção do bem estar e do desenvolvimento pessoal e social, o nosso Instituto oferece esses serviços e outros mais de maneira gratuita!
A instituição é mantida por doações e patrocínios com os benefícios da Lei Rouanet, então, se deseja colaborar com os nossos projetos de alguma forma, entre em contato com a gente.
Estamos localizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e se você quer melhorar a qualidade da sua saúde mental e aproveitar os benefícios que a música pode trazer para a sua vida, contate-nos por meio do nosso site, e conheça nosso trabalho!

Como está a saúde e o bem-estar dos brasileiros?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!