Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Curiosidades incríveis sobre a música brasileira

música-brasil-brasileira

A música do Brasil é, atualmente, uma das mais reconhecidas em todo o mundo. Mas, sabia que nossa tradição nesta arte é razoavelmente recente? Conhecer as curiosidades sobre a música brasileira é o primeiro passo para termos a dimensão da nossa cultura.

Afinal, com mais de 521 anos de existência, mas apenas 200 como um país independente, muito se criou, mas também há o que já se perdeu. Contudo, um traço marca a musicalidade nacional: sua variedade e apelo ao que é popular.

Pensando nisso, trazemos 5 curiosidades incríveis sobre a música brasileira. Confira.

1. ‘Isto é Bom’: a primeira música gravada no país

Data de 1902 a primeira canção brasileira gravada em território nacional. E, ela pertence ao baiano Xisto Bahia, que compôs ‘Isto é Bom’, através do gênero lundu, muito tradicional à época, principalmente na região Nordeste.

Já a voz que deu vida a canção foi de um conterrâneo: Manuel Pedro dos Santos, o Baiano, visto que Xisto Bahia morreu oito anos antes da gravação.

2. Roberto Carlos: mais venda de discos

Primeiro e único a ultrapassar a marca estimada de 100 milhões (140 milhões no total) de cópias de discos estimadas, Roberto Carlos é, de longe, o cantor com maior número de vendas de 1959 até o momento.

No seu ‘encalço’ está o ícone da MPB (Música Popular Brasileira), Nelson Gonçalves, com 75 milhões. Além disso, a primeira mulher (e terceira que mais vendeu discos), foi Ângela Maria, que entre 1948 e 2018 vendeu 60 milhões de cópias.

Os dados são da Associação Brasileira Produtora de Discos.

3. Tom Jobim: a referência nacional

Uma eleição da Rolling Stone Brasil, em 2008, contou com a opinião de 70 jornalistas para escolher os 100 maiores artistas da música nacional em toda a história. E, como muitos haviam antecipado, o nome de Tom Jobim liderou o ranking.

Entre os 10 aparecem, ainda, nomes como João Gilberto, Chico Buarque, Caetano Veloso, Jorge Ben Jor, Roberto Carlos, Noel Rosa, Cartola, Tim Maia e Gilberto Gil. A primeira mulher da lista foi Elis Regina, em 14º.

4. Gêneros: uma riqueza de criações e adaptações

Rock and Roll, Eletrônica, Jazz, Funk, Soul, Reggae, Country, entre tantas outras. O Brasil não apenas incorporou estes gêneros musicais, como também apresentou ao mundo dezenas de estilos que são enraizados e criados aqui.

Os mais conhecidos são a Bossa Nova e a MPB. Contudo, há uma lista que abarca o Forró, Baião, Axé, Maracatu, Lambada, Xote, Sertanejo, Frevo, entre outros. Ou seja, estamos entre os países com uma das maiores diversidades musicais do mundo.

5. Músico: um profissional que deve ser mais valorizado

Com exceção dos artistas que fazem sucesso com seus shows e cachês de centenas de milhares de reais por apresentação, o músico formado sofre assim com as demais áreas no Brasil.

Segundo o site Vagas, a média salarial do profissional da música é de R$ 1.877 mil no país. Contudo, isso não nos faz deixar de lado essa bela arte: a Ordem dos Músicos do Brasil mostra que 600 mil pessoas vivem diretamente da profissão.

Documentários incríveis sobre música que você precisa conhecer


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!