Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

A música como aliada das causas sociais

causas-sociais-meio-processo

Atualmente, a utilização da música como aliada nas causas sociais vem ganhando um grande destaque. Sendo assim, podemos dizer que ela vem sendo usada por muitos artistas e instituições com o intuito de apoiar causas humanitárias. Dessa forma, ela se tornou um instrumento solidário para o auxílio das sociedades espalhadas pelas mais diversas regiões do planeta.

De fato, algumas pessoas acreditam que a música tem um grande potencial por não ter, em si, uma língua específica. Afinal, ela tem a capacidade de atingir os ouvintes por meio do processo de sonoridade. Aliás, não é pequeno o número de adeptos às canções estrangeiras que, muitas vezes, nem consegue compreender as frases que estão sendo cantadas. Dessa forma, é possível afirmar que a música é um excelente instrumento para alcançar um número elevado de admiradores.

Com base nisso, por ser compreendida como uma ferramenta universal, diversos artistas utilizam as suas canções para auxiliar causas socioambientais. Aliás, a música como aliada nesses momentos potencializa o conceito de humanidade e sensibilidade ao próximo. Um grande exemplo consiste na realização de eventos beneficentes no intuito de arrecadar verbas para ONGs e outras entidades que apoiam causas importantes.

Sendo assim, a solidariedade expressada por meio da música é essencial, pois tende a estimular um nível de participação mais elevado por parte do público nas causas humanitárias. Considere que muitos artistas, por exemplo, são vistos como um exemplo a ser seguido e, por esse motivo, são capazes de se tornar uma grande inspiração para o público no momento de fazer uma doação. Dessa forma, podemos dizer que a música é capaz de fazer uma grande diferença em meio à sociedade.

A música como aliada em uma abordagem social

Sem dúvidas, a música como aliada em causas sociais tem um poder transformador. Portanto, podemos dizer que ela se mostra além do processo de profissionalização. Confira a seguir!

A música ajuda a superar adversidades

A música pode ser compreendida como uma poderosa ferramenta de transformação pessoal e de desenvolvimento. Ainda mais se tomarmos como base um cenário de vulnerabilidade social no qual muitos jovens estão inseridos. Desse modo, o processo de aprendizagem musical proporciona a sensação de capacidade e superação em meio às adversidades. Com base nisso, a música tende a se tornar um sonho ou uma meta a ser alcançada.

Nesse contexto, a música estimula o surgimento de talentos por meio de uma inserção digna na sociedade. Afinal, os alunos que passam a perseguir o sonho de uma carreira musical, na maioria das vezes, se mantêm longe das drogas e de outros tipos de vícios, bem como da criminalidade. Além disso, também é possível mencionar que a música, por si só, tem uma grande função terapêutica e harmoniosa.

A música como aliada no processo de aprendizagem

Uma das grandes vantagens da música consiste no auxílio no processo de desempenho escolar. Sendo assim, é possível compreender que a prática de instrumentos ou de canto tende a estimular a paciência, a autodisciplina e o raciocino lógico dos estudantes. Junto a isso, a criatividade e as habilidades cognitivas também recebem um grande incentivo, bem como a memória, a atenção, a concentração, a coordenação motora e a sensibilidade.

Crianças e expressões artísticas


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!