Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Música chiclete

musica-chiclete

Afinal, por que algumas músicas grudam na nossa cabeça?

Todo mundo já sofreu com uma música “chiclete”: aquela que gruda insistentemente na memória e demora dias para sair da cabeça. Quando a música é fácil de lembrar, de ser cantada ou cantarolada, basta que seja ouvida apenas uma vez para ficar por muito tempo na memória. Confira agora quais são as explicações para este fenômeno:

• Versos simples: músicas com versos simples e poucas palavras são mais fáceis de serem lembradas, ou seja, provavelmente grudarão mais rápido no seu consciente. Músicas “fáceis”, com sons repetitivos e batidas parecidas são produzidas com o intuito de não saírem das paradas de rádio, televisão, e da nossa cabeça;

• Ócio: quando estamos desocupados e pensamos em uma música, é comum que aquele som fique se repetindo dentro da cabeça. Isso acontece pois o córtex continua trabalhando para “preencher” espaços no cérebro;

• Cabeça vazia: na falta de preocupações, o consciente tende a relembrar coisas para ocupar seu dono com algum assunto. Ao pensar numa sonoridade ou música simples, é normal que somente aquilo fique se repetindo, enquanto o cérebro não encontra outra coisa para pensar. Por isso, mantenha-se ocupado e atento!

Formas rápidas para se livrar do som grudento

Se o fenômeno cerebral está te incomodando, saiba que existem caminhos simples para se livrar do tormento repetitivo de sons – ou pelo menos tentar! Siga as instruções abaixo e declare guerra ao chiclete:

• Cante a música chata do início ao fim: sim, primeiramente, junte-se ao seu inimigo. Cante ou cantarole a música completamente, tentando lembrar até mesmo as partes que não sabe ou não conhece. Verifique na internet, busque tudo sobre a canção e livre-se dela;

• Mude a faixa: procure ouvir outras canções, principalmente trilhas sonoras de filmes. Dessa forma, é possível distrair-se com outras músicas e ainda ocupar a cabeça com um roteiro interessante;

• Fuja de rádios e canais de música: se a música grudada em sua cabeça for relativamente nova ou esteja fazendo muito sucesso, é melhor evitar ouvir rádio ou ligar em canais de música para não dar de cara – e ouvidos – com o som indesejado;

• Busque conhecer artistas totalmente diferentes: pesquise por artistas novos, de sonoridades exóticas e descubra novas possibilidades além de tirar o som da cabeça;

• Reflita e pense bastante: tire um tempo para ler um livro ou conhecer músicas novas, com letras diferentes. A televisão não auxilia nesse processo por não exigir nenhum tipo de raciocínio, portanto, prefira atividades mais complexas para tirar o chiclete da cabeça.
Curiosamente, foi descoberto que mulheres e pessoas muito preocupadas são as ouvintes mais atingidas pelo som-grude. Ainda não se sabe exatamente o motivo, mas estudos indicam que as causas podem ser fisiológicas, tendo relações com os sons que ecoam pelo corpo.

Tratando mais profundamente do assunto, é comprovado que qualquer atividade que envolva música ou habilidade musical exige certo esforço dos neurônios. Por isso, é correto afirmar que a percepção musical está diretamente ligada às áreas primitivas do cérebro. Ou seja, somos influenciados por barulhos ritmados desde os primórdios da raça humana.


FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado. Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas. Sem custos para você e não interfere em outras deduções. Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo” FIA - Fundo da Infância e Adolescência 2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento. 5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA. 6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!