Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Benefícios da música clássica para as crianças

beneficio-musica-classica-criança

A música clássica é uma boa companhia para as crianças desde a fase da gestação. Isso porque, ao relaxar e trazer a sensação de bem-estar para a mãe, a música faz o mesmo pelo bebê. Após o nascimento os benefícios são ainda maiores.

Com sua harmonia e sutileza, esse gênero musical possui a capacidade de envolver as crianças, levando-as a um comportamento mais tranquilo e um raciocínio mais aguçado. Tal fato é apoiado pela tese conhecida como “efeito Mozart”, que defende a ideia de que, a exposição da criança à música clássica estimula a região do córtex cerebral, favorecendo o raciocínio, a criatividade e a concentração.

A influência positiva da música clássica na vida das crianças é clara. Confira agora alguns desses benefícios:

1. Melhora do estresse e da ansiedade

No mundo atual, o dia a dia das crianças é repleto de atividades, estímulos visuais e até mesmo digitais, o que acaba por expô-los a certo nível de estresse elevado para os pequenos.

Nesse quesito, a música clássica tem um grande poder de cura. Ao escutá-la, o organismo reduz a pressão arterial e os níveis de cortisol, afastando a ansiedade, produzindo relaxamento e despertando a sensação de bem-estar.

2. Melhora do sono

Um dos maiores benefícios da música clássica para as crianças é a melhoria do sono. Com seus padrões rítmicos, a música erudita leva ao estado de relaxamento, tranquilizando os pequenos e contribuindo para um bom descanso e uma boa noite de sono.

3. Aumento do foco

A música clássica possui características específicas que contribuem profundamente para o aumento do foco das crianças: sons leves, riqueza de detalhes e abordagem das emoções.

Tais características são de extrema importância nos dias de hoje, uma vez que, na era do virtual, as crianças apresentam cada vez mais dificuldade para manter a atenção focada em algo.

4. Melhora na aprendizagem e na capacidade intelectual

A música clássica proporciona às crianças um ambiente de relaxamento que, por sua vez, capacita o cérebro a criar mais conexões neurais, melhorar a concentração e potencializar a memória.

Um estudo realizado na França separou dois grupos de estudantes fazendo com que um deles assistisse a uma palestra com música clássica de fundo e o outro sem. Ao final do evento, os alunos passaram por um teste e, o grupo que assistiu à palestra acompanhada da música obteve os melhores resultados, sugerindo assim, a melhora do desempenho cognitivo como benefício da música clássica na vida escolar dos pequenos.

Além disso, crianças que estudam música aprendem desde cedo a ter perseverança e disciplina, características de suma importância para o desenvolvimento escolar.

5. Mais criatividade

O aprendizado de músicas clássicas, assim como o de demais disciplinas artísticas, promove a atividade do hemisfério direito do cérebro que, consequentemente, desenvolve a imaginação e a criatividade.

6. Melhor gestão das emoções

A música clássica tem o benefício de fazer com que, até mesmo as crianças, desenvolvam maior sensibilidade. Dessa forma, elas aprendem a detectar com mais facilidade o que estão sentindo, assim como seus diferentes estados de espírito, desenvolvendo maior capacidade de gerenciar suas emoções e suas relações sociais.

A música clássica traz inúmeros benefícios para vida das crianças desde o ventre materno, se estabelecendo também na adolescência e na vida adulta. Para saber mais sobre o assunto conheça o nosso site.

Inteligência emocional das crianças


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!