Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Música na educação infantil

educacao-infantil-bncc-linguagem

Para lecionar ou mediar o conhecimento artístico, os profissionais da educação podem se valer de diversos meios, sendo um exemplo a música. Através da música, as crianças podem desenvolver diversas habilidades, como a linguagem, a empatia e a sensibilidade emotiva, e entender conceitos.

Por falar nesse assunto, você sabe o que a BNCC diz sobre a música na educação infantil? Na dúvida, continue a leitura. Neste post, apresentamos o essencial a respeito do tema.

Afinal, o que podemos entender pela BNCC?

Antes de entendermos o que diz a BNCC, vale primeiro saber do que se trata esse documento.

A BNCC é a sigla para Base Nacional Comum Curricular. Trata-se de uma normativa que, de acordo com o MEC, define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens que são essenciais para que os alunos se desenvolvam para serem ingressados à sociedade.

É por meio da BNCC que as escolas públicas e privadas estruturam sua grade curricular, garantindo, dessa forma, que os discentes tenham uma formação de qualidade e alinhada com o plano de saber nacional.

Música e BNCC: a musicalização na educação infantil

A BNCC aborda a música como uma linguagem importante para a formação na educação infantil. De acordo com esse documento, as atividades humanas são efetivadas e/ou realizadas nas práticas sociais e mediadas pelas diferentes linguagens, sendo estas algumas:

  • Oral: trata-se da linguagem oral, como a música e os produtos audiovisuais.
  • Visual: foca no aprendizado por meio da exploração da visão, como imagens e o cinema.
  • Libras: trata-se da linguagem de sinais. Hoje, é uma disciplina ensinada nas escolas públicas e é inclusiva, no sentido de que permite aos estudantes com limitações físicas aprenderem conteúdos por meio da exploração dessa linguagem.
  • Sonoro: música e produtos audiovisuais de forma geral podem ser enquadrados nesta linguagem.
  • Corporal: teatro, cinema e apresentação artística são alguns dos exemplos.

A importância da musicalização para a educação infantil

A música se constitui como uma importante linguagem para a educação infantil, considerando que pode desempenhar um importante papel no sentido de fazer com que os estudantes se desenvolvam e que tenham, portanto, uma formação de qualidade.

Através das músicas, vários universos e conceitos podem ser trabalhados na educação infantil. Por exemplo, trabalhar a questão dos povos, como se desenvolveram e como se estabeleceram no mundo.

Contudo, vale salientar que é importante saber usar corretamente as músicas, respeitando os conhecimentos que devem ser ministrados de acordo com a faixa etária de cada aluno.

Não faz sentido, por exemplo, utilizar uma música rebuscada ou de difícil interpretação na sala de aula de turmas da educação infantil. É preciso, dessa forma, ter cautela para que a música cumpra sua missão no sentido de garantir uma formação de qualidade aos alunos.

Como se pode perceber, a BNCC privilegia a musicalização na educação infantil. Reconhece a música como uma importante linguagem para a formação educacional dos alunos.

O que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado. Saiba que em nosso blog você pode ter acesso a diversos outros. Por isso, não deixe de acompanhá-lo!

A importância da educação patrimonial para a valorização da cultura


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!