Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Música eletrônica: Porque esse estilo foi abraçado pelos jovens

música eletrônica

A música eletrônica é um dos estilos musicais mais populares entre os jovens de todo o mundo e apesar de muitas pessoas acreditarem que esse ritmo tão presente nas baladas e nas festas de todos os gostos é uma criação de poucos anos atrás, a música eletrônica passou a ganhar forma há bastante tempo.

Sabe-se que a partir da década de 70, esse tipo de som passou por um processo de evolução muito grande e começou a se destacar dentro do cenário musical. Mas a verdade é que há registros que indicam que desde o século retrasado há criações de estilos musicais com as características da música eletrônica.

Mas afinal, o que exatamente é música eletrônica

Estilo musical que faz parte da rotina dos jovens e domina a vida noturna em várias partes do mundo, a música eletrônica é um som criado ou modificado através de instrumentos eletrônicos e equipamentos específicos baseados em recursos digitais.

O ritmo é produzido com o auxílio de computadores, gravadores digitais, softwares e sintetizadores. Essa diversidade de opções oferece uma grande possibilidade de sons capaz de agradar pessoas de todos os estilos, o que significa que a música eletrônica pode alcançar tribos de gostos e atitudes bem diferentes.

História da música eletrônica

A música eletrônica, nos moldes que conhecemos hoje, começou a ser desenvolvida em 1948, quando o músico francês, Pierre Schaeffer passou a unir instrumentos diferentes e gravações de toca-discos em uma única música, fazendo surgir posteriormente as mixagens sonoras.

Schaeffer fazia ainda o que os DJs de hoje utilizam como recurso, que é modificar os sons através da manipulação da velocidade ou alternância no sentido da gravação original.

Em 1951, a música eletrônica passou a emergir na Alemanha e ali foi criado o primeiro estúdio totalmente dedicado a esse tipo de som. Os alemães Werner Meyer-Eppler, Robert Beyer e Herbert Eimer foram os responsáveis por esse projeto, mas diferente dos franceses que usavam objetos sonoros e instrumentos tradicionais para criarem os sons, eles desenvolviam suas técnicas através de osciladores elétricos.

A popularização da música eletrônica no mundo se deu com o surgimento dos sintetizadores digitais, mas foi a partir do uso de softwares e computadores pessoais que o ritmo virou febre. Graças a esses equipamentos, passou a ser possível utilizar recursos de áudio e emular funcionalidades próprias de instrumentos musicais ou de sintetizadores.

A relação dos jovens com a música eletrônica

A característica dançante da música eletrônica ganhou ramificações em estilos como trance, house, techno, harcore, break, drum and bass e muito mais. Com o surgimento das raves, a música eletrônica dançante se desenvolveu de uma forma excepcional.

Não é que anteriormente à cultura dessas festas a música eletrônica não havia conquistado o gosto dos jovens, mas o fato é que foi a partir daí que esse grupo de pessoas passou a ter uma identificação ainda maior com o estilo que tinha como um dos seus objetivos a interação entre pessoas, assim como a elevação da consciência. Tratava-se e ainda se trata de uma fuga da realidade através da arte e do movimento do corpo.

Nos dias de hoje, a música eletrônica é um dos grandes trunfos da indústria fonográfica e os diversos festivais musicais espalhados pelo mundo têm um importante papel na economia mundial.

Enquanto que as raves eram classificadas pela mídia como ponto de encontro dos jovens interessados somente em sexo e drogas, os festivais são grandiosos eventos respeitados em todo o mundo e é ali que muitos jovens se reúnem para experimentarem a liberdade sonora e corporal que esse estilo musical tem o poder de oferecer.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!