Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

O que é a música erudita brasileira?

musica-erudita-brasileira-brasileiro

Se há algo em que o Brasil é rico, é em produção musical. Além de ser cheio de música regional e ritmos muito próprios do território e do povo brasileiro, há também que se dar o devido destaque para a música erudita brasileira, famosa mundialmente por sua riqueza e por sua qualidade.

Mas afinal, do que se trata a música erudita brasileira? Nesse texto, vamos entender um pouco mais! Entenda do que se trata a música erudita, as origens da música erudita brasileira e quais os seus principais compositores. Confira conosco!

O que é música erudita?

Se você não sabe ou não lembra do que se trata a música erudita, não se preocupe; estamos aqui para te ajudar. Pois bem, de forma básica, a música erudita se caracteriza pela sua diferença com a música popular. O termo ‘erudito’ vem do latim ‘eruditus’, significando instruído ou educado.

Trata-se, portanto, de um tipo de música com mais rigidez e um processo de composição mais sofisticado. Geralmente escrita em partituras e contando com uma grande quantidade de instrumentos, a música erudita é a mais estudada em escolas de música, e também apresentada por orquestras ou coros litúrgicos. Diferencia-se da música clássica porque abrange outros períodos, como o barroco, o medieval e muito mais.

Como se configura a música erudita brasileira?

A música erudita também está presente na história do Brasil, e sua origem esteve muito conectada à Igreja Católica, uma vez que a música erudita era ensinada aos indígenas pelos jesuítas. Nessa época, a música erudita brasileira era predominantemente religiosa.

Porém, no século XVIII, o povo brasileiro que se configurava começou a demonstrar interesse pela ópera-bufa, gênero cômico que também se espalhava pela Europa. O principal compositor da época chamava-se Luís Álvares Pinto, nascido em Pernambuco e grande teórico da música.

A chegada de Dom João VI, porém, no século XIX, foi essencial para o desenvolvimento cultural do país, e começaram a surgir grandes compositores no país durante essa época. Começou-se a desenvolver, também, um lado mais nacionalista da música erudita brasileira, e Brasílio Itiberê da Cunha foi um grande compositor desse período.

Quem são os principais compositores da música erudita brasileira?

Há muitos nomes famosos e donos de composições brilhantes na música erudita brasileira. A seguir, trouxemos dois deles, que provavelmente você já ouviu falar. Confira:

1 – D. Pedro I: isso mesmo, você não leu errado. O primeiro governante do Brasil independente foi um músico de alta qualidade, versado em cravo, violoncelo, clarineta e fagote. Inspirado em Mozart, fez muitas composições famosas, incluindo o Hino da Independência.

2 – Heitor Villa-Lobos: impossível estudar música e nunca ter ouvido falar em Villa-Lobos. Sem dúvida, ele é o maior nome da música erudita brasileira. Com mais de duas mil composições, Villa-Lobos sempre advogou por uma miscigenação sonora entre a música brasileira e a música europeia.

Gostou de conhecer sobre a música erudita brasileira? Então fique ligado em nosso blog! Estamos sempre trazendo novidades sobre o universo da música e da cultura em um geral. Fique por dentro e não perca nenhum detalhe.

Conheça 6 grandes mulheres compositoras da música erudita


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!