Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Ensino de música nas escolas é lei, mas como acontece na prática?

musical-ensino-musica-escola

Vamos comemorar o Dia do Músico com uma reflexão sobre a Música na Escola.
De acordo com a Lei n º 11.769, sancionada em 2008, o ensino musical nas escolas é obrigatório. Mas, apesar de a aprovação da Lei nº 11.769 ter sido uma grande conquista para a educação musical, ainda há uma série de obstáculos que precisam ser ultrapassados para que haja propostas conscientes de ensino musical na escola.

A importância do ensino musical nas escolas

Há diversos estudos e pesquisas que indicam que o ser humano interage com os sons desde o útero materno.
Durante o desenvolvimento da criança, a música contribui para a socialização, disciplina e raciocínio lógico. Atuando em diversas regiões do cérebro, a música ainda auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, raciocínio matemático e processos de aquisição da linguagem.

A prática do ensino musical também traz benefícios para o processo de alfabetização, estimula a criatividade e proporciona oportunidades de expressão corporal.
A importância do ensino musical é tamanha, que foi reconhecida com o sancionamento da Lei nº 11.769.

Uma lei que não “pegou”

A música, assim como as artes de maneira geral, sempre recebeu olhares preconceituosos da sociedade e do governo. Considerada uma espécie de lazer, a música carrega consigo este estigma negativo também dentro das escolas.

Dessa forma, a área das artes ainda é vista como recreação, banalizando-se sua importância. Essa visão empobrecida é um fator responsável pela falta de incentivo e investimentos oferecidos pelos órgãos públicos. Com pouca estrutura, o ensino de música nas escolas torna-se algo facultativo, quando deveria ser obrigatório.

Ainda assim, a maioria das escolas, sobretudo nos anos iniciais, trabalha a música, ainda que apenas pelo incentivo às cantigas e cirandas (sem instrumentos), o que já é muito enriquecedor. Por outro lado, observa-se que, à medida que as crianças crescem, a música vai sendo considerada algo supérfluo, uma espécie de brincadeira desnecessária.

Com isso, as famílias que almejam esse contato dos filhos com a música têm nas escolas particulares de ensino musical a única opção, que pode ser muito onerosa (e até inacessível) para a maioria.
Em resumo, a falta de verbas gerada pelo desinteresse do governo no ensino musical é o principal obstáculo.

Carência profissional

A formação de professores adequadamente preparados para implementar o ensino musical também é outro grande problema. Isso porque não há uma referência única, normalmente a aplicação do conteúdo musical é delegado aos professores e educação artística e não aos profissionais formados especificamente na área musical.

O resultado é um ensino musical generalista, sem bases concretas, revelando a necessidade de um currículo adequado. De fato, há diversos trabalhos nesse sentido, mas são elaborados por repartições muito específicas, e não têm a divulgação adequada.

Um longo caminho

O ensino musical possui inúmeros benefícios inegáveis. Entretanto, ainda há um longo caminho para que sua implementação ocorra de maneira satisfatória.

A principal muralha a ser quebrada é o preconceito, que gera uma visão empobrecida sobre a importância do ensino musical. A carência de incentivos que afeta não apenas o ensino musical nas escolas, mas o setor artístico como um todo, é uma das maiores consequências desse preconceito.

Gostou do artigo? Então não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais!

Por que as escolas deveriam investir em um coral?


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!