Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Como surgiu a música folclórica?

música-folclórica

Música é uma das manifestações artísticas mais poderosas no mundo. A capacidade de tocar e envolver diversos mecanismos e sensações é impressionante. Uma música pode causar felicidade, lágrimas, animação e muita dança.

Outra sensação causada pela música é a da lembrança. Música folclórica é um tipo de música que movimenta tradições, técnicas e também popularidade. Você sabe como surgiu aquelas músicas que sua mãe e sua avó cantavam desde que você era criança?

O que é música folclórica?

Como dito, a música folclórica movimenta muitas lembranças da infância e dos nossos antepassados. Raramente se sabe de onde surgiu determinada música folclórica, geralmente essas cantigas possuem ampla divulgação nacional, inclusive, contando com variações na sua letra.

Além disso, por seu forte componente memorial, quase não existe uma aprendizagem formal dessas músicas. São aprendidas no dia a dia, na infância, às vezes nas escolas para trabalhos artísticos.

O que devemos ter como foco é que essas canções fazem parte de uma imagem do nosso país. Vamos pensar na nossa cultura, é realmente apenas futebol e samba? Não. Músicas brasileiras e a cultura brasileira são muito maiores do que esses exemplos, e uma das formas de demonstrar a riqueza da nossa cultura é através da música folclórica.

Como surgiu a música folclórica?

Delimitar uma origem já se faz impossível, mas dentro dessa questão, podemos pensar em quais condições fizeram a música folclórica surgir. Ou seja, como ela surgiu e apareceu para nós até se tornar esse gigante referente cultural no nosso país?

Por ser uma música simples e que carrega muitos traços de oralidade, ou seja, traços de como utilizamos a língua portuguesa, muitas músicas surgem em contextos regionais delimitados.

A herança cultural que o folclore movimenta chama atenção para quais os referenciais que aquelas músicas movimentam. Por exemplo, se pensarmos como surgiu a música “bumba-meu-boi” estaremos sendo levados ao Nordeste brasileiro, e as manifestações tradicionais naquela região.

O surgimento dessas músicas se dá sempre de maneira informal, mas que não exclui o seu caráter técnico e melódico. Transmissão das cantigas, melodias, danças e histórias folclóricas se dão sempre através da narração e do canto, o que demonstra mais ainda o seu caráter popular e acessível.

Principais exemplares de músicas folclóricas brasileiras

Antes de apresentarmos algumas músicas folclóricas brasileiras, é preciso deixar claro que não é só no Brasil que esse tipo de música existe. Inclusive, sua origem remonta muitos e muitos anos atrás, e a sua forma oral de ser repassada remonta, inclusive as histórias gregas que conhecemos hoje em dia.

Além disso, as músicas folclóricas brasileiras possuem variações de acordo com a região, por isso, pode ser que algumas das versões que você conhece ser diferente da versão que o seu colega nascido em outro estado conhece.

Essa variação raramente se dá no ritmo, muitas vezes uma palavra ou outra é alterada, mas sempre continuam com o foco principal: contar uma lenda folclórica.

Dentre os exemplos temos cantigas de ninar, cantigas de roda, de trabalho e também de dançar. Músicas desse estilo que mais são cantadas e conhecidas no Brasil são:

– “O Cravo e a Rosa”;
– “Alecrim”;
– “Capelinha de Melão”;
– “Canoa Virou”;
– “Fui no Tororó”;
– Etc.

Sabe cantar alguma destas? Aproveite e compartilhe com as crianças da sua família para que elas saibam sobre essa riqueza cultural.

Gostou do nosso texto? Acompanhe nosso site e fique por dentro de outras informações interessantes sobre a música brasileira e também mundial.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!