Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Música Indie: o que é e quais os principais artistas

indie-musica-independent-banda-artista

A música indie é entendida, em geral, como um tipo de música underground. Isso quer dizer que ela não costuma fazer parte dos hits do momento e nem da cultura mainstream. Muita gente gosta deste tipo de ritmo não é de hoje e há vários artistas que são ícones do indie.

Nessa postagem trataremos mais a fundo sobre a música indie e seus principais artistas. Se você conhece o ritmo, leia para saber mais. E se não conhece, aproveite para ser apresentado a um novo estilo de música. Aproveite ainda para compartilhar!

O que é a música indie?

Em primeiro lugar, devemos pensar se indie pode mesmo ser usado como sinônimo de um gênero musical. Como o indie rock, por exemplo.

No entanto, para falar sobre esse tema, é preciso levar a indústria musical em consideração. E tudo o que a música indie não quer é pertencer a essa indústria.

Indie é sinônimo de independente na linguagem da música. O rock indie, um artista indie ou uma banda indie no fundo mesmo são considerados independentes da indústria musical. Eles estão deslocados dos rumos que ela aponta.

Mas como assim independente da indústria? Esses artistas costumam usar gravadoras independentes ou até mesmo investem ou trabalham em estúdios menores e desconhecidos para fazer suas gravações.

O termo indie é inglês e é uma abreviatura de “independent”, ou seja, independente. Por isso ele foi escolhido para nomear este movimento musical e artístico. Lembrando que é muito comum que os artistas e bandas indies não mantenham contratos com gravadoras ou produtoras musicais.

Origens da música indie

O grande estouro da música indie se deu entre os anos 1980 e 1990. O movimento se originou com várias bandas britânicas e norte-americanas, que remavam contra a maré e se lançavam por selos independentes. Estas pequenas gravadoras começaram a aparecer no pós-guerra, nos anos 1950, tentando entrar na competição com as grandes.

No entanto, esses selos só começaram mesmo a ganhar peso nos anos 1970, com o surgimento do punk rock e o seu lema “Do it yourself” (faça você mesmo). Era uma nova estética que tomou conta das artes em geral. Deu para perceber que o lema do punk rock tem tudo a ver com o mundo indie, não é?

As melodias e as letras desses artistas e dessas bandas eram criadas com foco em propostas mais experimentais, misturando música com rebeldia e provocações políticas.

Principais artistas

Muitos artistas fazem parte do universo indie. Alguns deles começaram independentes, mas se tornaram grandes. Outros até fizeram o caminho inverso. Mas com certeza, você deve ter ouvido falar de um ou outro que citaremos agora.

Mas quem são esses artistas? Entre os anos 1970 e 1980 havia bandas como Joy Division, New Order, Sex Pistols e The Smiths.

Entre os anos 1980 e 1990, surgiu o Radiohead. Mais recentemente, nos anos 2000, surgiram também as bandas Artic Monkeys, The Killers e The Strokes. No entanto, nem só de bandas vive a música indie. As cantoras Lana Del Rey e a brasileira Céu são expoentes desse movimento.

Gostou desse artigo? Agora que você sabe tudo sobre o mundo da música indie, leia outros posts interessantes em nosso blog! Entre em contato conosco e conheça mais sobre nosso projeto!

Você conhece a história e surgimento do rock?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!