Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

SOCIEDADE E MÚSICA

Sociedade e Música

A relação entre música e ser humano é muito antiga. Registros mostram que diversas civilizações antigas já construíam instrumentos musicais e utilizavam a música como forma de expressão. Atualmente, a música também tem papel importante na nossa sociedade, pois é capaz de influenciar o comportamento de muitas pessoas.

A música molda a nossa sociedade

A música está presente em praticamente todas áreas da nossa sociedade e pode estimular o surgimento de novas ideias, unir e separar pessoas, criar novos grupos sociais, e promover tanto a ascensão, quanto a queda de líderes.

Veja alguns exemplos de como a música tem influência direta no comportamento dos indivíduos dentro da nossa sociedade:

Fortalece movimentos sociais

Poderosa ferramenta de comunicação, a música pode ser utilizada para demonstrar descontentamento com uma determinada gestão governamental. Por intermédio da música uma sociedade pode expor problemas sociais, questionar ações dos governantes e também sugerir melhorias para essas questões. Estimulando o cidadão a ter um papel cada vez mais ativo na sociedade.

Altera a estética das pessoas

O gosto musical não só influencia o surgimento de vários grupos dentro da sociedade, como também torna muito mais fácil identificar cada um deles. Pois, um grupo de pessoas que têm o hábito de ouvir um determinado gênero musical, quase sempre utiliza roupas iguais às de artistas daquele gênero. Se essas pessoas gostam de ouvir rock‘n’roll, por exemplo, esse grupo é facilmente identificado. Pois seus integrantes quase sempre usam piercings, tatuagens, calças rasgadas e camisetas de cores escuras.
Devido a esse comportamento dos fãs, muitos artistas optam por criar marcas de roupas, sapatos e acessórios.

Influencia os hábitos de consumo

A música tem o poder de gerar emoções positivas, por isso, impulsos musicais apropriados podem induzir uma pessoa a ficar mais tempo dentro de um estabelecimento, ou até mesmo consumir uma quantidade maior de produtos. Os restaurantes, por exemplo, costumam proporcionar ao cliente o contato com um ambiente onde ele escute músicas em um tom moderado.

Influencia o comportamento das pessoas

Capaz de aumentar a autoestima, a música também tem influência direta no comportamento dos indivíduos de uma sociedade. Ela pode fazer com que pessoas se sintam mais confortáveis com a maneira que se vestem, cuidam da aparência, falam, e também como a forma que expõem, e lidam com os sentimentos.

A música também pode influenciar o modo como as pessoas se conectam e se relacionam umas com as outras. O indivíduo que escuta um determinado gênero musical, por exemplo, pode falar, paquerar e demonstrar seus sentimentos de uma forma diferente dos outros indivíduos.

Música ajuda a manter as tradições

O Brasil é um país que abriga manifestações culturais de diferentes tipos. A música tem papel importante na conservação dessas tradições, pois é por meio dela que alguns grupos conseguem transmitir as tradições para as novas gerações.

O poder da música

Ao refletirmos sobre a capacidade que a música tem de influenciar nossos comportamentos, fica claro o quanto essa forma de expressão é poderosa e capaz de moldar traços da personalidade de diferentes indivíduos na nossa sociedade.

 

Se você gostou deste post:

  • siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!