Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Música para os bebês

musica-bebes

Benefícios da música para os bebês

A educação musical e a música em si podem trazer muitos benefícios para os bebês. Confira!

1. Desenvolvimento da linguagem e comunicação

A criança aprende com aquilo que tem contato. Com a música ela é exposta a inúmeras palavras e à linguagem musical, beneficiando o desenvolvimento da comunicação como um todo e de aspectos da linguagem verbal, como vocabulário e dicção, além do estímulo à linguagem musical e corporal.

2. Expressão

Se nem os adultos conseguem ficar parados quando ouvem uma música que gostam, imagine os pequenos! A educação musical na infância estimula a expressão corporal, que é fundamental para a saúde emocional e psicológica, além de trabalhar a coordenação motora, seja na tentativa de acompanhar o ritmo com o corpo ou ao conseguir segurar um instrumento.

3. Segurança

A liberdade para se expressar, a independência e as relações que vão se estabelecendo através da educação musical fazem a criança se sentir mais segura emocionalmente e mais confiante ao se sentir inserida em um grupo compartilhando momentos prazerosos e colaborativos.

4. Estímulo e aprendizado

O foco das crianças e dos bebês é muito menor, por isso usar elementos lúdicos é muito importante para que elas consigam se interessar e aprender. A educação musical durante os primeiros anos de vida estimula o aprendizado de palavras, letras, sílabas e conceitos, proporcionando novos conhecimentos e um ambiente propício ao desenvolvimento do bebê.

5. Exercício do trabalho em grupo

O bebê que tem contato com a educação musical já começa a entender como é a colaboração para que uma música saia, mesmo que ainda não toque nada e muitas vezes nem consiga vocalizar as palavras da canção. Seja na escola ou em casa com os pais, ele entende que é um momento compartilhado em que todos devem se sentir bem e trabalhar em conjunto.

6. Fortalecimento de vínculos

Quando ouvida em casa, as músicas beneficiam os vínculos entre os pais e o bebê, que compartilham um momento especial e seguro. Já na escolinha ou na aula de musicalização, os bebês criam e cultivam laços com novas pessoas, como os professores e os coleguinhas. Isso é muito benéfico para a saúde emocional e o estabelecimento de relações saudáveis.

7. Construção da habilidade musical

Logo no começo da infância a música começa a construir uma base para a habilidade musical, que pode ser desenvolvida posteriormente, quando a criança for um pouco maior. A educação musical proporciona o autoconhecimento, a confiança e a disciplina.

8. Melhora no humor

A ciência comprova os efeitos da música para a saúde física e emocional dos indivíduos. Os bebês se sentem mais relaxados ou animados de acordo com a música ouvida.

9. Colaboração no desenvolvimento

Na infância a criança absorve tudo com o que tem contato e a música é capaz de beneficiar diversos aspectos do desenvolvimento dos bebês, como a memória, o raciocínio lógico, a coordenação motora, o aprendizado de matemática, de palavras e até de línguas estrangeiras, além do desenvolvimento afetivo e a aspectos da individualidade (gostos pessoais, autoconfiança).

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!