Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Os benefícios da música para pacientes com Parkinson

parkinson-doença-música-paciente-sociais-ajuda

Ao longo da história, a música sempre desempenhou um papel extremamente importante no desenvolvimento das civilizações e da sociedade, estando presente na cultura da humanidade de diversas formas.

Ela sempre foi reconhecida por estudiosos como um elemento capaz de desenvolver a mente humana, promover o equilíbrio e possibilitar um estado agradável de bem-estar, na medida em que estimula a concentração e aprimora o raciocínio.

Entre os efeitos positivos que a música proporciona está a sua capacidade de funcionar como aliada no combate e no tratamento de determinadas doenças por meio da chamada musicoterapia.

A doença de Parkinson é uma das enfermidades beneficiadas a partir de certos estímulos musicais.

Entenda de que forma a música ajuda os pacientes que sofrem de Parkinson.

Efeitos da musicoterapia

A musicoterapia é uma técnica que consiste na utilização de estímulos sonoros no tratamento de algumas doenças.

O objetivo é potencializar as funções físicas e mentais do paciente, melhorando o seu humor e autoestima, controlando a ansiedade e as dores e possibilitando a ampliação das relações sociais, por meio do desenvolvimento de habilidades sonoro-musicais.

Nesse sentido, muitas enfermidades têm sido combatidas com a ajuda da musicoterapia, pois além de auxiliar no aspecto psicológico do paciente, o recurso produz efeitos positivos na disposição física e mental do indivíduo.

O que é a doença de Parkinson?

Doença neurológica e degenerativa caracterizada pela ocorrência de tremores no corpo, prejudicando a coordenação motora, a doença de Parkinson não tem cura nem prevenção.

Além dos tremores, outros sintomas característicos são rigidez, lentidão dos movimentos, alteração na fala e desequilíbrio.

A hereditariedade é apontada por especialistas como um dos principais fatores desencadeadores da enfermidade, embora não seja o único. Estudos indicam que entre 15% e 25% dos casos de Parkinson apresentam causas hereditárias.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), por volta de 1% da população mundial com idade superior a 65 anos é afetada pela doença. No Brasil, estima-se que haja 200 mil pessoas com Parkinson, conforme estimativa do Ministério da Saúde.

Como a música ajuda pacientes com Parkinson?

A aplicação de algumas terapias têm permitido amenizar os sintomas do Parkinson, embora uma em especial venha apresentando resultados bastante animadores.

Evidências científicas comprovam que a música tem sido capaz de melhorar o tratamento e o comportamento dos pacientes.

Estudos recentes, coordenados pelo neurologista Alexander Pantelyat, da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, apontam que pacientes com Parkinson têm apresentado evolução no que diz respeito à melhora de movimentos e coordenação, assim como de humor, a partir de sessões contínuas de coral, guitarra ou bateria.

A partir dos estudos, ficou evidenciado que ao ouvir uma música, tocar um instrumento ou simplesmente dançar, um indivíduo com Parkinson consegue ativar regiões cerebrais que favorecem a capacidade de velocidade e de movimentação.

O incentivo à dança durante as sessões, por exemplo faz com que o paciente se sinta estimulado a dançar fora da sessão, permitindo uma melhora nos relacionamentos sociais.

Desse modo, a música propicia a essas pessoas experiências que afetarão positivamente o seu humor e a sua qualidade de vida, benefícios não motores que, muitas vezes, a medicina tradicional não consegue abordar.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e conheça o nosso trabalho!

A importância do canto coral para o desenvolvimento da coletividade


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!