Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

A música como expressão cultural das periferias brasileiras

periferias-sociais-cultura-música

Considerada um dos principais elementos da cultura dos povos, a música está presente no dia a dia de todas as sociedades há muito tempo, agradando aos ouvidos e atendendo aos gostos de todas as faixas etárias em diferentes situações e contextos, seja antigamente ou nos tempos atuais.

Hoje em dia, existem inúmeros gêneros musicais, cada um com suas particularidades. E independentemente do ritmo, harmonia ou melodia, o fato é que ela traz inúmeros benefícios para a vida e ao dia a dia da humanidade, como para o desenvolvimento do equilíbrio e da mente e raciocínio, além de ajudar na concentração e ainda trazer um estado de bem-estar.

Assim como as músicas apresentam variadas formas conforme suas particularidades e objetivos, também caracterizam as especificidades das diferentes culturas. E o que vamos conhecer agora é a expressão cultural da música nas periferias brasileiras e como ela pode mudar a realidade de vida das pessoas.

A presença da música no desenvolvimento da sociedade periférica

É fato que com a música é possível traduzir e transmitir sentimentos, valores, ideias, pontos de vista e expressões culturais e sociais. E quando ela marca presença em ambientes das periferias, estas questões ganham uma proporção ainda maior.

Ponderando que a cultura nas periferias sempre existiu e que os diferentes tipos de arte são fortes elementos de expressão e manifestação cultural, a música tem o poder de dar voz às aspirações, questionamentos, necessidades e outras questões vivenciadas e enfrentadas por esta parcela da população, principalmente os adolescentes e as crianças que sofrem com a grande desigualdade social e com o preconceito.

Outro ganho da música nas periferias brasileiras é a possibilidade de ampliar os interesses e estimular outros tipos de aprendizados, sejam relacionados ao universo artístico ou não. Trata-se, portanto, de uma contribuição para que os jovens utilizem seu tempo para a aquisição de conhecimentos, evitando, portanto, que permaneçam nas ruas em e em situações de risco. Nessa questão, vale destacar os trabalhos de Organizações Não Governamentais (ONGs), que atuam fortemente em periferias.

Por esta e outras razões, a música colabora de forma efetiva na construção de um futuro melhor, pois está relacionada de forma positiva a diferentes questões, tais como a frequência escolar, ingresso em cursos superiores e técnicos, acesso ao mercado de trabalho, entre outras.

Nesse contexto, a música nas periferias pode ser vista como uma significativa ferramenta de inclusão e interação, ocasionando impactos sociais positivos nas periferias brasileiras e, em consequência, na conscientização social da população como um todo.

Por uma maior valorização do papel da música e da arte na cidadania

Diante da grande importância e do papel que a música ocupa na sociedade a nossa empresa promove projeto com objetivo de garantir os direitos da comunidade atendida, com orquestras e oficinas de música e coral.

É com essa inclusão e integração social por meio da cultura e da arte que contribuímos para a inserção dos jovens ao mercado de trabalho, bem como auxiliamos as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social. Acesse o site e conheça a nossa atuação e atividades.

Cultura e vida social


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!