Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Por que a música provoca arrepios?

musicas-sensações-sociais

As músicas fazem parte do desenvolvimento das sociedades e marcam forte presença em diversos momentos históricos importantes ao longo dos anos, conforme a época vivida dos povos. Na nossa vida e no cotidiano, elas podem adquirir uma grande importância, marcando a nossa mente de maneira diferenciada para cada pessoa.

Benefícios da música

O fato é que elas podem trazer diversos ganhos para a nossa saúde como um todo, além de despertar memórias e originar uma grande variedade de sentimentos, controlar as emoções, facilitar a compreensão de informações e originar substâncias no nosso corpo que associadas com as sensações de prazer.

Cada indivíduo tem em sua bagagem musical aqueles sons preferidos, que são selecionados para ouvir em determinados momentos vivenciados. As melodias, ritmos e harmonias, portanto, são parte integrante de nossa vida como um todo. Nesse contexto, diante de determinados sons, o corpo demonstra as informações musicais que o cérebro recebe, como pupilas dilatadas, aumento da temperatura, coração acelerado, entre outras inúmeras sensações.

Sentimentos e sensações

E alguma vez você já se arrepiou ao ouvir determinada música ou apenas um trecho dela, por menor que seja? Se isso já aconteceu com você, saiba que há uma boa e lógica explicação biológica para essa experiência sensorial, que torna o cérebro mais ativo.

O fato é que o órgão funciona de modo diferente nessas ocasiões. Na prática, o que acontece com o organismo é que partes deles são ativados pelos sons, aumentando a produção do neurotransmissor dopamina e causando inúmeras sensações, dentre elas o arrepio, conhecido também com o “orgasmo da pele”.

Pesquisa

Matthew Sacks foi o responsável pela descoberta da causa dos “arrepios musicais”. Graduado na Universidade de Harvard, Sacks realizou uma pesquisa com 20 pessoas, que mostrou um resultado de 50% daquelas que apresentaram sentimentos e sensações, como calafrios, por exemplo, ao ouvirem suas músicas preferidas.

O estudo mostrou, por meio de exames específicos, que as pessoas que tiveram essas alterações sensoriais diante dos sons apresentaram uma estrutura cerebral diferenciada. Foram verificadas, nesse grupo, maiores conexões neurais entre determinadas regiões, como o córtex auditivo, os centros de processamentos emocionais e o córtex pré-frontal, que são associadas e se comunicam com as áreas que atuam com o processamento emocional.

Benefícios da arte na vida em sociedade

Foi possível perceber ao longo deste artigo o quanto a música pode mexer com as nossas emoções. E para além de sentimentos, sensações e benefícios para a saúde física, a arte e a música podem contribuir para as questões sociais. E é aqui que entra em cena os trabalhos da Sociedade Artística Brasileira , que presta atendimento para as comunidades carentes nas cidades de Belo Horizonte e Betim.

Dentre as principais atividades e projetos desenvolvidos pela empresa, estão a Orquestra Sinfônica de Betim, a Oficina Musical de Betim, o Coro e Orquestra de Câmara Lobo de Mesquita e Corais Adultos e Infantis, que têm como principal objetivo promover a inclusão, integração e bem-estar, contribuindo para a qualidade de vida das crianças e adolescentes atendidos, bem como seus familiares.

Cultura Musical: Qual a sua importância nos tempos atuais?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!