Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

A importância de desenvolver a cultura da música nas escolas primárias

música

A música é uma habilidade extremamente importante para todas as crianças, sendo capaz de gerar um melhor desenvolvimento do cérebro, aumentar a conexão humana e até aliviar o estresse dos pequeninos.

Por este motivo, se faz cada vez mais necessário impulsionar sua aplicação em diferentes âmbitos escolares, garantindo que os jovens possam alavancar seus conhecimentos e se tornarem indivíduos ainda mais completos.

Sendo assim, acompanhe agora a importância de desenvolver a cultura da música nas escolas primárias e descubra o porquê desta demanda ser tão especial na atualidade. Confira:

A música ajuda a desenvolver o cérebro

Um estudo realizado pela University of Southern California descobriu que as experiências musicais na infância podem acelerar o desenvolvimento do cérebro, em especial nas áreas neurológicas que dizem respeito à aquisição da linguagem e das suas habilidades de leitura.

Dessa maneira, os alunos que têm treinamento musical precoce terão o lado esquerdo cerebral mais apurado, o que ajuda a angariar um pensamento criativo, pode auxiliá-los a resolverem problemas pensando “fora da caixinha” e ainda criar oportunidades de estabelecer soluções inovadoras para diversas questões.

Ademais, uma pesquisa feita pela Northwestern University descobriu que existe um melhor processamento neural em estudantes que tocavam, ao menos, um instrumento, quando comparados com os que simplesmente ouviam música.

Logo, esta nova abordagem vem para respaldar a importância de receber este tipo de educação nas escolas. Apontando, inclusive, que os pequenos que participavam ativamente das aulas de música tinham melhores habilidades de processamento da fala, juntamente com pontuações de leitura mais altas que os demais.

Auxilia na motricidade e cognição

A música estimula todas as áreas do desenvolvimento infantil e escolar, incluindo a alfabetização intelectual, socioemocional, cognitiva, de linguagem e geral. Diante deste contexto, ela ajuda o corpo e a mente a trabalharem juntos, auxiliando nas habilidades motoras e permitindo-lhes praticar a autoexpressão.

Além disso, os alunos que tocam instrumentos musicais frequentemente podem melhorar a coordenação de seu corpo de maneira considerável. Por esta razão, assim como acontece com a prática de esportes, as crianças podem desenvolver a motricidade com simples aulas de música, que trarão benefícios incríveis para seu organismo.

Impulsiona o aprendizado matemático e a memorização

Ao contrário do que muitos pensam, a música não é uma oportunidade apenas para desenvolver a criatividade. O pensamento lógico e as áreas voltadas para as ciências exatas também podem ser amplamente beneficiados pelo ensino deste tipo de habilidade nas escolas.

Quem aponta isso é o National Association of Music Merchants Foundation. Segundo a pesquisa elaborada pela função, aprender a tocar um instrumento pode melhorar o aprendizado matemático dos alunos. O que é muito positivo, especialmente para os que apresentam dificuldades.

Ademais, os alunos músicos usam constantemente a memória para se apresentar. Sendo assim, a habilidade de memorização pode ser elaborada a fundo, garantindo que este domínio seja utilizado em outros segmentos educacionais.

O engajamento na escola se torna ainda maior

Uma matéria divertida, como o ensino da música, pode manter as crianças interessadas e engajadas na escola, ajudando os pequenos a se saírem bem em outras disciplinas – sejam elas correlacionadas ou não.

Além disso, a música desenvolve a imaginação e a curiosidade intelectual, especialmente na primeira infância. Com isso, esta prática pode promover uma atitude positiva em relação ao aprendizado e à curiosidade, desenvolvendo a imaginação.

No mais, os instrumentos musicais ainda podem ensinar disciplina. Afinal, as crianças terão que reservar um tempo para praticar e enfrentar o desafio de dominar o instrumento. Já imaginou?

Uma oportunidade de gerar seres humanos melhores

A música é o tecido da nossa sociedade, podendo moldar habilidades e caráter. Assim, sua disseminação nas escolas pode contribuir muito para o desenvolvimento intelectual e emocional das crianças, gerando mais empatia e criando até mesmo uma autoestima mais elevada.

Ademais, a música também é uma forma de se conectar com outras pessoas. Em especial porque os pequenos são naturalmente muito sociáveis e é importante encorajá-los a construir relacionamentos, proporcionando-lhes experiências que serão compartilhadas uns com os outros.

Apoie o nosso projeto!

Nossa empresa visa o fortalecimento de projetos institucionais ligados aos direitos sociais de diversas comunidades atendidas. Assim, proporcionamos a inclusão e a integração através da Arte e da Cultura, apoiando crianças, adolescentes, jovens e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Venha conhecer o nosso trabalho e saiba como você pode fazer a diferença na nossa rotina!


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!