Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Motivos para conhecer músicas folclóricas

músicas-folclóricas-desenvolvimento-culturas

O folclore brasileiro é considerado como um patrimônio da humanidade, pois traz a junção de contos, lendas, histórias e mitos sobre criaturas e outros seres que nossos antepassados acreditavam e que passavam de geração em geração.

Além disso, o folclore mistura várias culturas e tradições típicas de cada região do nosso país, reforçando a nossa rica identidade.

Essa manifestação cultural é caracterizada por brincadeiras, festas, crenças, costumes e músicas referentes à diversidade do país.

Essas músicas continuam sobrevivendo com o passar do tempo e trazem benefícios para o desenvolvimento individual e coletivo até nos dias de hoje. Quer saber 7 motivos para conhecê-las? Continue a leitura.

Músicas folclóricas

São canções populares voltadas para os conceitos tradicionais do folclore, as quais proporcionam ensinamentos e lições para os ouvintes.

Outro aspecto que vale a pena ser ressaltado é que a maioria dessas canções possui autoria desconhecida ou são feitas por indivíduos que não são músicos profissionais, mas que possuem uma grande devoção aos princípios regionais.

Dentre as dezenas de cantigas folclóricas, podemos citar algumas: Alecrim, O Cravo e a Rosa, Peixe vivo, entre outras.

São vários benefícios que a população adquire ao conhecer as músicas folclóricas, uma vez que reforçam, assim, a cultura e a construção da identidade nacional.

Entre eles podemos citar:

1. Aprimoramento da linguagem

As cantigas folclóricas possuem um grande papel ao proporcionar que uma criança ou qualquer outra pessoa possa desenvolver a sua linguagem oral e escrita.

Elas trazem palavras e fonemas regionais que atuam diretamente no desenvolvimento da dicção, articulação, velocidade e entonação da fala que contribuem para o aumento do vocabulário do indivíduo.

2. Desenvolvimento mental

Além de auxiliar na linguagem, as músicas folclóricas ajudam no desenvolvimento não só da memória, mas também na compreensão de mundo por meio de estímulos feitos em relação aos comportamentos e percepções.

3. Desenvolvimento das capacidades motoras

As danças e movimentos corporais provocados pelas músicas são responsáveis por trazer tanto a diversão dos praticantes quanto o desenvolvimento de suas habilidades corporais como fortalecimento dos músculos, agilidade e flexibilidade.

4. Aprendizados artísticos e culturais

É um grande benefício proporcionado pelas canções folclóricas, onde por sua vez aproxima o ouvinte com o enredo, às histórias e as culturas por trás das letras musicais.

Sendo assim, leva o indivíduo a se interessar e buscar entender as tradições antigas, despertando também a sua criatividade.

5. Ensinamentos

As histórias contadas pelas cantigas trazem consigo ensinamentos éticos, morais e questionamentos que podemos levar para a nossa vida.

Um exemplo claro disso é a respeito da mentira, presente na cantiga A barata diz que tem.

6. Integração social

As músicas folclóricas propiciam uma interação coletiva por meio das rodas e danças que trazem aos participantes um sentimento de pertencimento a uma sociedade acolhedora.

Traz também o entrosamento e a percepção da existência de uma equipe.

7. Desenvolvimento da autonomia do indivíduo

Por conta dos questionamentos, ações e noções do senso comum, entre outros fatores auxiliam a pessoa a se desenvolver para ter a capacidade de se tornar ativa na sua capacidade de tomar decisões.

O que achou desses motivos para conhecer músicas folclóricas? Já escolheu uma para ouvir ainda hoje?

Como surgiu a música folclórica?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!