Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Músicas memoráveis que foram temas da Copa do Mundo

copa-música-mundo-brasileira-edição-seleção

De quatro em quatro anos, a atenção de milhares de pessoas se volta para a realização de um dos eventos globais mais aguardados, a Copa do Mundo de futebol.

O torneio reúne as melhores seleções e os melhores jogadores da modalidade, além de ser marcado por possibilitar uma experiência única de confraternização entre povos de culturas e costumes distintos, unidos pela paixão ao esporte.

Dentre os aspectos que envolvem uma Copa do Mundo, a música é outro elemento de destaque.

Cada edição conta com músicas-tema especiais, que geralmente valorizam as sonoridades, ritmos e patrimônio cultural do país-sede ou do continente.

Além das canções temáticas de cada competição, ao longo da história, outras músicas embalaram edições e fizeram sucesso junto ao público.

Conheça algumas músicas memoráveis que já foram trilhas da Copa do Mundo.

Início da tradição

A tradição da música-tema teve início em 1962, quando o comitê organizador do torneio, realizado no Chile, decidiu criar músicas e hinos que gerassem o interesse do público antes dos jogos.

Dessa forma, a primeira música-tema da Copa do Mundo se chama “El Rock del Mundial” (The Rock of the World Cup), composta pela banda de jazz e rock’n’roll chilena Los Ramblers.

A canção, produzida por Jorge Rojas Astorga, foi interpretada durante as partidas daquela edição.

A banda lançou a música como um single semanas depois de a Copa começar e decidiu sair em turnê nacional, o que acabou popularizando o trabalho.

“El Rock del Mundial” fez um grande sucesso na América do Sul e vendeu mais de 2 milhões de cópias.

Astros da música

O ano de 1978 foi marcado pela Copa realizada na Argentina, que passava por um período de regime militar e utilizou o evento como uma forma de amenizar o ânimo da população.

A música-tema da edição, desse modo, acabou ganhando ares patrióticos e nacionalistas.

A canção “El Mundial” foi composta pelo cultuado compositor italiano Ennio Morricone e interpretada pela Orquestra Filarmônica de Buenos Aires.

Vinte anos depois, na Copa sediada pela França, o cantor e compositor porto-riquenho Ricky Martin, que vivia o auge da sua carreira, deu voz a um dos maiores hits da história das copas.

Escolhida como a música tema da Copa de 1998, “La Copa de la Vida” trazia uma melodia cativante e enérgica, com ritmo empolgante e um coro memorável.

Na primeira edição ocorrida no continente africano, a Copa do Mundo de 2010 apresentou outra canção que viraria um clássico dos mundiais.

“Waka Waka – This Time for Africa”, interpretada pela cantora colombiana Shakira e pelo grupo sul-africano Freshly Ground foi um sucesso global instantâneo, ao apresentar batidas que misturam ritmos latinos e africanos, em uma pegada bastante dançante e contagiante.

Ainda na Copa sediada pela África do Sul, uma outra música dividiu holofotes com “Waka Waka”. Originalmente composta com o objetivo de abordar a liberdade e as aspirações do povo da Somália, país de origem do intérprete K’Naan, “Wavin’ Flag” foi usada na campanha publicitária de uma das patrocinadoras da competição e acabou se tornando um hino paralelo daquela edição.

Canções embalam campanhas da seleção brasileira

Embora não sejam músicas oficiais de Copa do Mundo, algumas canções que embalaram participações da seleção brasileira em diferentes edições do torneio são lembradas com carinho até hoje pelos torcedores.

Em 1958, quando ainda nem existia a tradição de músicas oficiais, a canção “A Taça do Mundo é Nossa”, composta por Wagner Maugeri, Lauro Muller, Maugeri Sobrinho e Victor Dagô, virou a trilha sonora do primeiro título mundial da seleção brasileira, conquistado naquele ano na Suécia.

No ano do tricampeonato da equipe verde-amarela, “Pra Frente Brasil” virou o canto da vitória da seleção de 1970, comandada por Pelé e companhia.

A seleção brasileira ganhou outro hino motivacional em 1982, quando a música “Povo Feliz”, mais conhecida pelo refrão “Voa Canarinho Voa”, cantada pelo então jogador Júnior, acompanhou a campanha da equipe no torneio disputado na Espanha.

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso blog e leia mais artigos!

Saiba qual foi o papel das mulheres negras no rock


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!