Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Recuperação cognitiva através da musicoterapia

música-musicoterapia-paciente-pessoa-sabra

A música é parte de nossas vidas: temos uma favorita, outra que nos lembra um amigo, um momento feliz, as que acalmam, as feitas para dançar e outras para apreciar cada nota, cada acorde. Mas a música consegue ir além. Como instrumento de recuperação cognitiva o uso da musicoterapia, uma terapia que utiliza a música como ferramenta, se faz efetivo e oferece resultados cada vez mais surpreendentes.

O que é musicoterapia?

A musicoterapia é a soma da música com intervenção de um profissional com viés terapêutico, que domina técnicas e resultados esperados por meio delas, beneficiando o paciente, independente do que precisa ser aperfeiçoado.

As técnicas são alvos de inúmeros estudos e artigos científicos – além disso, a própria experiência na área demonstra que a música, por meio de estudos organizados, planos terapêuticos e análise do paciente oferece a melhoria na memória, na linguagem, ampliação da atenção e até o controle da ansiedade.

Física e mentalmente as batidas, os ritmos e os acordes têm o potencial de influenciar na saúde física e mental de uma pessoa. Uma canção pode acalmar e induzir ao repouso ou agitar e induzir ao movimento: em ambos os casos a motricidade do corpo está sendo estimulada. Pessoas com deficiência, síndromes, transtornos psicológicos ou que não levam qualquer uma destas características se beneficiam do poder terapêutico da música.

Os encantos da musicoterapia

Isto ocorre, pois os seres humanos são programados para ter ritmicidade biológica, ou seja, mantém o ritmo de inúmeras ações tudo ao mesmo tempo: andar e falar são exemplos. O mesmo ocorre em uma música que tem, por exemplo, piano e violão ao mesmo tempo. Por isso, em casos de problemas nesta habilidade natural, é indicado fazer reabilitação motora que pode ser efetiva pela musicoterapia.

O instrumento melhora o processo de foco e atenção da pessoa, além de cognição e reabilitação física.

Como funciona a terapia?

Antes de tudo começar, o profissional faz a anamnese, analisa as funções musicais do paciente e estrutura um plano terapêutico personalizado.

Os instrumentos musicais são aliados do terapeuta – são usados pianos, tambores ou violões, por exemplo. A RAS, ou Estimulação Rítmica Auditiva Motora é uma das técnicas e trabalha todos os membros da pessoa usando as batidas para marcar o ritmo. A recuperação de funções cotidianas como caminhar, pegar objetos e fazê-lo de forma harmoniosa e eficaz são alguns dos objetivos da técnica.

No começo, o ideal é que o terapeuta acompanhe o exercício, permitindo que o paciente o faça sozinho posteriormente. Em uma terceira etapa, mudar a canção para verificar se a pessoa mantém o ritmo demonstra a eficácia da musicoterapia.

Aprendizado, comunicação, mobilização, expressão e muito mais é conseguido por meio da terapia. O desenvolvimento emocional, melhoria de relações interpessoais e ganho na qualidade de vida também são objetivos a serem alcançados.

Como toda terapia, a realizada com a música é um processo, que pode ter velocidade variável de acordo com as necessidades do paciente. Paciência e persistência são necessárias durante a musicoterapia: os resultados vêm antes do esperado.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Como a musicoterapia auxilia no tratamento de doenças?

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!