Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Quem foi Nelson Freire?

nelson-freire-musica-maior-piano

Nelson Freire é tido como um dos maiores pianistas brasileiros de todos os tempos e um dos maiores do mundo, na história recente da música. Seja interpretando composições pesadas e intensas ou obras delicadas, Freire conseguia levar seus ouvintes a uma reflexão única e bastante singular.

Com diversos prêmios nacionais e internacionais no currículo, Nelson Freire já se apresentou com algumas das maiores e mais renomadas orquestras do planeta, como a Filarmônica de Berlim, a Orquestra Sinfônica de Londres e a Filarmônica de Nova York.

Então, que tal aproveitarmos este artigo especial para conhecermos um pouco mais sobre a vida e a obra desse gênio da música clássica? Ficou interessado? É só continuar conosco pelos próximos minutos.

Descubra mais sobre a vida de Nelson Freire

Nascido em Boa Esperança, no estado de Minas Gerais, no ano de 1944, Nelson começou a estudar piano aos três anos de idade. Já aos cinco, Freire fez sua primeira aparição pública como músico, tocando a Sonata K 331, de Mozart.

Em 1957, com exatos 13 anos, Nelson Freire ganhou uma bolsa no Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro, após tocar Beethoven para uma plateia atônita com seu talento. Assim, o músico parte para Viena para estudar com Bruno Seidlhofer, professor de Friedrich Gulda, famoso pianista austríaco.

Sete anos depois, ganhou a Medalha Dinu Lipatti, em Londres, além de ficar em primeiro lugar no Concurso Internacional Vianna da Motta, em Lisboa.

Desde que sua carreira internacional teve início, no ano de 1959, Freire se apresentou em praticamente todos os mais importantes centros de música do mundo, colaborando com maestros e orquestras renomados.

Principais prêmios recebidos por Nelson Freire

Com seu enorme e indiscutível talento, Nelson Freire acumulou premiações por todos os cantos, levando o Brasil ao mais alto patamar da música clássica. Entre suas principais conquistas estão:

  • Prêmio Edison Award, por sua gravação dos 24 Prelúdios de Chopin;
  • Internacional Classical Music Award, recebido em 2019 pelo conjunto de sua obra;
  • Prêmio Konex Mercosur, na Argentina, como uma das figuras de maior destaque na música clássica na América Latina;
  • Doutoramento Honoris Causa, pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Nelson ainda possui as seguintes condecorações:

  • Ordre des Arts et des Lettres;
  • Ordre National de la Légion d’Honneur.

Embora não tenha ganho, vale ressaltar algumas indicações de extrema importância na carreira de Nelson Freire, como o Grammy Awards:

  • Categoria de Melhor Performance Solo, para Études de Chopin, OP. 10, Barcarola, Op. 60 e Sonata No. 2, no ano de 2005;
  • Categoria de Melhor Performance Solo Com Orquestra, por Brahms: The Piano Concerto, no ano de 2006;
  • Categoria de Melhor Performance Solo, por Nocturnes, de Chopin, EM 2010.

Infelizmente, Freire se foi em 1 de novembro de 2021, aos 77 anos de idade, vitimado por uma queda. O artista pretendia voltar aos palcos em 2019, mas não teve tempo de se despedir como gostaria, por conta da pandemia do Coronavírus.

No entanto, Nelson Freire segue vivo e brilhando como um dos maiores músicos que o Brasil já viu.

Desenvolvimento sustentável no Brasil e parceria global


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!