Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

O que são acordes e como são classificados?

acorde-maior-menor-musica-melodia-tonica-grau-terça

Para aqueles que gostam de música e desejam aprender a tocar instrumentos ou já dominam essa arte e sabem compor várias melodias, sabem que é preciso utilizar algumas técnicas para que a música saia de forma harmoniosa, especialmente quanto a acordes.

Toda a música é composta de notas diferentes e ritmos variados. Um dos recursos utilizados para que a composição possa ser desenvolvida são os acordes. Eles são fundamentais para a construção de uma melodia.

Para que um músico iniciante possa aprender a desenvolver bem uma melodia e começar a construir seu ritmo, é necessário que ele entenda de que forma isso funciona. Ao longo do tempo, ele poderá aprimorá-lo para construir cada vez mais músicas.

O que são acordes?

Músicos utilizam os acordes musicais para fazer o acompanhamento de uma música. As posições dos dedos em um instrumento de cordas, por exemplo, são acordes. Eles são as notas musicais tocadas em um determinado ritmo compondo, dessa forma, uma melodia.

Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó são as notas existentes e todos os instrumentos possuem suas notas específicas, produzindo um som próprio com melodias variadas. Logo, o ato de tocar as notas de forma simultânea é um acorde.

Como são classificados?

As notas formam as melodias e os acordes criam harmonias. Porém, para que as notas tocadas possam criar um ritmo, elas precisam ser colocadas em uma certa ordem para que a harmonia musical seja criada.

Alguns acordes possuem os mesmos nomes das notas musicais, sendo chamados de acordes naturais. Eles possuem uma estrutura básica chamada de Tríade, em que há a combinação de três notas diferentes.

Essas determinadas notas são escolhidas através da sobreposição de intervalo de terças.

As notas dos acordes naturais são formadas pelo primeiro, terceiro e quinto graus de cada escala individual. Um acorde também pode ser maior, menor ou suspenso, mas essas terminologias se associam com o terceiro grau. Em um acorde maior é usado o terceiro grau maior e em um acorde menor é usado o terceiro grau menor.

Um acorde suspenso é quando ele não possui terceiro grau. Existem certos símbolos para identificar cada um dos acordes: “sus” para suspenso e “m” para menor. A ausência de símbolos indica o acorde maior. O quinto grau, no caso, é a quinta justa, valendo tanto para acordes maiores quanto menores.

Tipos diferentes de acordes

Os quatro principais tipos de tríades são as maiores, menores, aumentadas e diminutas. Elas originam os acordes básicos, mas existem muitos outros além desses.

Para exemplificar melhor, vamos separar cada acorde de acordo com sua estrutura, ou seja, a tônica, a terça e a quinta. Combinações de diversos tipos de terças e quintas criam vários tipos de acordes e alguns deles podem apresentar algumas mesmas estruturas.

Por exemplo, no acorde maior há a tônica, a terça maior e a quinta justa. O acorde menor é formado pela mesma tônica e quinta que o acorde maior, mas a terça já é diferente. Nesse caso, então, esse acorde será formado pela tônica, terça menor e quinta justa.

Quando uma tríade é representada por uma tônica, terça maior e quinta diminuta, existe o chamado acorde diminuto. Assim como existe o acorde aumentado, onde há a tônica, terça maior e quinta aumentada.

Continue navegando pelo nosso blog e saiba mais sobre o universo da música!

Com qual idade as crianças podem aprender a tocar instrumentos musicais?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!