Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Motivos para aprender um novo instrumento

instrumento-aprender-novo-conhecer-notas

Cada atividade que realizamos no dia a dia necessita de uma área diferente do cérebro. Desde andar até dirigir um carro. Em outras palavras, esse órgão do corpo consome tanta energia que frequentemente fica fatigado, portanto, sempre buscará economizá-la o máximo possível.

Ao pensar em uma música, é natural correr para o instrumento com o qual se está mais familiarizado, porém, essa é uma receita para o bloqueio criativo, considerando que a criatividade só existe quando há variedade de fontes de informação.

Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo com 3 motivos para aprender um novo instrumento e porque isso é tão importante. Confira!

Você se torna mais criativo

Em primeiro lugar, aprender a fazer coisas novas é o maior estimulante que existe para a criatividade, e não falamos apenas em instrumentos musicais.

Porém, se o seu objetivo é ser um musicista de sucesso, quanto mais instrumentos conhecer e se familiarizar, melhores tendem a ser os seus resultados.

Isso não significa ser um expert em todos eles, mas ter uma base sólida nos principais, para então criar melodias inovadoras com a junção de diversos sons.

Ao ficar paralisado com um único instrumento, como um violão, por exemplo, o seu repertório tende a ser reduzido a poucas notas, enquanto novos equipamentos podem trazer uma nova visão para o seu projeto.

Memorização e identificação de notas

O cérebro pode ser compreendido como um músculo, e como todo músculo, precisa ser exercitado constantemente para não atrofiar.

Aprender um novo instrumento é um desafio para qualquer pessoa, mesmo para os artistas que já possuem mais tempo de carreira. Porém, esse exercício ajuda a memorizar com mais facilidade as letras e melodias, além de ser uma maneira de aprender a identificar as notas musicais das mais diferentes fontes.

Como você saberá qual é a nota de um piano se nunca teve uma experiência com ele? Como identificar as notas de instrumentos de corda se você se dedica apenas aos de sopro?

Aprender um novo instrumento é uma estratégia de aprendizado deliberado, aquele no qual aprendemos por termos um objetivo, logo, fica fixado por mais tempo na mente.

Você aumenta a sua empatia

Um artista que está há anos no mercado pode esquecer como foi difícil o começo. Ao aprender um novo instrumento, você está se dando a oportunidade de aprender algo do zero, tendo novamente a experiência de ser um iniciante em algo que achava ser a sua praia.

Assim, a capacidade de socializar com as pessoas é maior. Você passa a compreender o esforço de cada um, de modo a gerar uma melhoria constante do grupo como um todo.

Cada instrumento possui os seus próprios desafios. Se você conhece bem os de percussão, não significa necessariamente que se dará bem com os de corda. Essa é uma oportunidade de conhecer melhor a música como um todo, assim como conhecer melhor a si próprio.

O nosso objetivo é formar jovens com apreço à música e paixão pela arte. Visite a nossa página para conferir como podemos ajudá-lo!

Música e Língua Portuguesa


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!