Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Composição Musical

Composição Musical

O que é e como fazer uma composição musical?

A composição musical é o processo de criação de uma canção. Ela deve ser original e registrada no nome das pessoas que a compuseram, para que elas possam ter os direitos autorais sobre a mesma. Além disso, ela é feita para repetidas execuções, não muda e não é reproduzida apenas uma vez como as músicas de improviso.

Muitos dizem que para compor uma canção é necessária muita inspiração. Isso não deixa de ser verdade. Entretanto, não é uma regra. A grande verdade é que não existe uma receita pronta para escrever uma canção. Cada pessoa que compõe tem seu próprio ritual e sua maneira de criar uma música e todas elas são válidas, desde que o resultado agrade.

Compor uma canção não é lá dos trabalhos mais fáceis. Isso porque requer uma doação e entrega muito grande de quem a está fazendo. É um processo interno (dentro do compositor) muito grande. Uma dica que muitos músicos dão é escrever sobre aquilo que você esteja sentindo no momento. Se está passando por alguma angústia, medo, alegria, felicidade ou se está apaixonado, sofrendo por alguma desilusão amorosa, entre outros sentimentos, tente retratar isso em sua canção, pois ela passará mais verdade.

É claro que isso não é uma regra, porque não existe nenhuma fórmula exata para escrever e expressar aquilo que você quer dizer. A melodia também é de suma importância nesse processo, uma vez que ela dita o ritmo em que você contará a sua história. Vale ressaltar que não existe uma ordem: muitos pensam primeiro na melodia da música, outros na letra.

Dicas para compor

É sempre importante definir o estilo de música que você quer compor. Definir se é axé, rock, samba, bossa nova, música clássica, sertanejo, funk, entre outras. Colocar a sua personalidade e ter sua identidade como músico é muito valioso.

Um dos pontos mais marcantes de uma música é a letra. Por isso, o compositor deve estar bem atento a ela também, uma vez que a letra tem que fazer sentido para quem vai ouvi-la. Isso significa dizer que é sempre bom ter um início, um meio e um fim. A história ou mensagem que a canção quer passar tem de ser captada da melhor maneira possível.

Outra dica é caprichar no refrão. Essa é a parte da música mais repetida, sendo importante que ele seja impactante e bem marcante. Muitos compositores fazem ele bem curtinho, a fim de “grudar” mais facilmente na cabeça das pessoas.

Registro de músicas

Um ponto que o compositor de uma canção não pode se esquecer jamais é de registrar a sua música, para que ele tenha todos os direitos autorais dela. Se a pessoa que compôs a canção porventura se esquecer ou simplesmente não registrar, achando que isso não é necessário, existe a possibilidade de uma outra pessoa fazer isso no lugar. Uma vez registrada no nome de outra pessoa, você perde todos os direitos autorais sobre a canção. Para evitar futuras dores de cabeça, assim que sua música estiver pronta, primeiramente, registre-a!

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!